Apps empresariais de realidade aumentada vão valer 5,7 mil milhões em 2021

Apesar do sucesso do jogos como o Pokémon Go, as receitas provenientes de aplicações de realidade aumentada serão mais elevadas no contexto empresarial que no consumo. Isto pelo menos durante os próximos cinco anos, de acordo com um novo estudo da Juniper Research.

A Juniper prevê que as apps empresariais de realidade aumentada atinjam os 5,7 mil milhões de dólares em 2021, decuplicando o tamanho do mercado em 2016. Este ano, as receitas estimadas são de 515 milhões de dólares.

De acordo com a pesquisa, o interesse das empresas nas tecnologias de realidade aumentada continua a crescer, impulsionado por melhorias no campo da visualização e latência nos dispositivos específicos da tecnologia. A expectativa por novos lançamentos, com destaque para o HoloLens da Microsoft, faz prever que as receitas de conteúdos no setor corporativo disparem. Muitas empresas vão preferir este tipo de dispositivos a smartphones e tablets.

O documento intitula-se “Augmented Reality: Developer & Vendor Strategies 2016-2021” e prevê que, devido ao tipo de conteúdo das apps empresariais, como as parcerias da DAQRI com a Hyperloop e a Siemens, os preços fiquem mais caros. Esta combinação de conteúdos e hardware mais caros irá colocar, inicialmente, um obstáculo à adopção. Apenas os “early adopters” irão implementar a tecnologia nos próximos dois anos.

Até 2020, as maiores oportunidades permanecerão no espaço dos smartphones e tablets, mas depois transitarão para dispositivos como o HoloLens, os chamados “Head-Mounted Displays” (HMD).

No segmento de consumo, a pesquisa identifica alguns obstáculos. “A nostalgia do Pokémon está a desvanecer-se para a maioria dos utilizadores e há relatórios de que a utilização da app caiu”, refere Sam Barker, autor do documento.

Isso significa, diz a Juniper, que a maioria das aplicações de consumo terá uma janela de oportunidade limitada para gerar receitas. Além do mais, o custo elevado dos HMD e a hesitação dos consumidores em usá-los publicamente irá causar um adiamento da decisão de compra.

O whitepaper Augmented Reality – Not Just Fun and Games está disponível no site da Juniper.