Arranca hoje a Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da UA

A Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro começa esta segunda-feira e prolonga-se até ao próximo dia 22 de novembro. Ao longo da semana decorrerão cerca de 90 atividades, todas gratuitas, em quase 400 sessões com vista a fomentar o interesse dos potenciais alunos para aquelas áreas.

P810A UA vai abrir portas a diversas universidades, escolas e famílias para dar a conhecer o trabalho feito naquela universidade nas áreas da ciência e da tecnologia. Esta é já a 14ª edição do evento e vai contar com atividades laboratoriais, palestras, saídas de campo e exposições.

No ano passado, o programa incluiu apenas 61 atividades em 255 sessões, o que demonstra a grande aposta da universidade neste evento.

Uma das atividades da edição de 2013 é a “Avaliação da sua condição cardiorrespiratória e da postura”, proposta pela área da Fisioterapia da Escola Superior de Saúde. Esta atividade inclui testes de campo e exercícios, dando uma ideia de como estão os seus pulmões e de que forma a sua condição cardiorrespiratória está a influenciar a condição física. A atividade permite também saber como está a sua postura e o que são hábitos de posturas saudáveis.

Outra das atividades é a “Avaliação do estado de saúde em doentes críticos: aspetos a considerar”, na área da Enfermagem, onde os estudantes estabelecem ligação entre os conhecimentos já adquiridos e os cuidados de saúde prestados ao doente crítico.

Já o Departamento de Química organiza a atividade “A cor e os compostos de crómio com aminoácidos: uma janela inorgânica para a química da vida”, demonstrando como um único elemento, se combinado com moléculas diferentes, pode originar novos compostos com cores muito diferentes.

No Departamento de Ambiente e Ordenamento destaca-se a atividade “Conquista num minuto!”, onde se pretende compreender porque é que o clima do planeta está em mudança e refletir sobre as medidas que podem ajudar a lutar contra este desafio.

“Como é que se fazem as barragens?” é a atividade promovida pelo Departamento de Engenharia Civil, em que os participantes vão descobrir como os engenheiros civis constroem as barragens do futuro. Noutra atividade, vai-se “Construindo pontes” com canas e fita-cola.

O Departamento de Educação preparou a atividade  “Competências digitais e o mundo do trabalho”, onde se pretende debater a importância das competências digitais no desempenho profissional. Outra atividade deste departamento chama-se “Publicidade plurilingue”. Nesta atividade são colocadas questões como quantas línguas se podem encontrar numa embalagem de cereais e se os anúncios de uma marca serão iguais em todos os países. Serão também analisados anúncios publicitários em diversas línguas, permitindo aos participantes desenvolver competências linguísticas.

Estas são apenas algumas das atividades que decorrerão até dia 22 na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia.

Esta iniciativa decorre desde o ano 2000 e já levou à universidade cerca de 63 mil visitantes, assistindo a mais de 4500 sessões.