Atos apresenta quarta edição do evento IT Challenge

A empresa especializada em serviços digitais Atos divulgou a quarta edição do IT Challenge, concretizado em parceria com EEBus. O evento de 2014 foi desenhado para estudantes de uma dezena de países, e intenta estipular os Melhores Conceitos de Connected Living, fornecendo e otimizando o acesso e total conectividade em qualquer altura, em qualquer lugar.

Young people in college studying together in library

O Atos IT Challenge foi criado em 2012 para acolher e encorajar a inovação às futuras gerações de profissionais de TI. Atualmente é considerado um importante evento no calendário escolar das universidades parceiras da Atos, estabelecidas em 10 países diferentes. O programa no passado já revelou ideias vencedoras, utilizadas nos Jogos Olímpicos e em automóveis conectados. Estas incluem um software que sugere a melhor velocidade para o faseamento das luzes dos semáforos, que permite a redução das emissões poluentes das viaturas e uma aplicação que planeia o dia-a-dia de um atleta olímpico, entre obrigações desportivas e tempo de lazer.

A equipa vencedora deste ano ganhará uma viagem até Barcelona, que incluirá uma visita ao Atos Mobile Competence Center, onde conhecerão especialistas que os ajudarão a discutir os caminhos de desenvolvimento dos seus projetos, e a forma de como estes poderão ser comercializados. Os segundo e terceiro classificados vão receber um tablet e um Diploma Atos pela extraordinária participação no desafio, e ainda a hipótese de se candidatarem a um dos muito procurados estágios na Atos.

Gilles Grapinet, Vice-Presidente Sénior Executivo da Atos e Chief Executive Officer da Worldline, afirma: “Está previsto que em 2018 existirão 25 mil milhões de aparelhos ligados, e 4,5 mil milhões de smartphones em todo o mundo. Nós, na Atos estamos no centro desta emergente oportunidade e já sabemos como é que esta pode melhorar o nosso quotidiano. Viaturas conectadas, smart boxes ou mesmo robôs que conseguem controlar o nosso aquecimento doméstico e utilização de luz, estes exemplos são apenas um princípio. Uma vez que cada vez há mais aparelhos e aplicações interligadas, aumenta o potencial para tornar as nossas vidas mais confortáveis, enquanto nos ajuda também a poupar dinheiro e energia. Este é um excelente desafio e eu encorajo os alunos participantes a pensarem em grande e de forma criativa.”

Já Peter Kellendonk, Presidente da EEBus, comenta: ”Estamos muito entusiasmados por participar neste IT Challenge. Combinamos os aparelhos e as tecnologias das nossas vidas diárias – aparelhos domésticos, sistemas de aquecimento e segurança – e trabalhamos com fornecedores de energia e empresas de telecomunicações de forma a criar novos serviços e soluções. Sejam criativos com a EEBus e moldem hoje o futuro de amanhã, competindo neste programa. O futuro é construído hoje.”

As equipas têm de demonstrar o seu interesse em participar e submeter o seu registo no site dedicado ao IT Challenge antes do dia de 12 de Dezembro de 2014. Um máximo de 15 equipas serão selecionadas para uma shortlist, 14 das quais serão escolhidas pela Atos Scientific Community e especialistas da EEBus. A Scientific Community é uma rede global de cerca de cem dos melhores técnicos da Atos. Uma equipa será definida pelo público, através do maior número de likes obtidos no Facebook.