Atos lista carreiras mais promissoras em TI para 2017

A especialista em serviços digitais Atos listou quais são as carreiras em TI que ganharão maior destaque em 2017. O segmento de tecnologia continua a ser visto como um campo de trabalho estável e com boa remuneração. E mesmo num momento conturbado a nível mundial, é possível projetar um cenário positivo para o setor nos próximos meses.

Segundo dados da Gartner, a expectativa de crescimento para o mercado de TI em 2017 é de 1,6%. A Atos sublinha que existem boas oportunidades de trabalho na área, desde que os profissionais estejam preparados. E as carreiras mais promissoras este ano são consultor SAP, desenvolvedor JAVA e .NET e administrador de base de dados.

Segundo Francisco Fay, diretor de Recursos Humanos da Atos, a carreira que ganha mais destaque no momento é a de consultor SAP, nos seus diferentes módulos, como Hybris, SD e FI. Além desse nicho, a procura também continua alta por programadores de linguagens JAVA e .NET e administradores de base de dados. “São áreas nas quais o mercado continua com dificuldade de encontrar mão de obra qualificada”, observa Fay.

No entanto, a empresa salienta que só capacitação técnica não basta. Para se destacar num ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e exigente, o profissional de TI precisa manter-se atualizado e também deve desenvolver competências comportamentais, como flexibilidade, autonomia, influência e colaboração. “Aquele estereótipo do funcionário de TI introvertido, que trabalha isolado é cada vez mais distante da realidade”, analisa o diretor.

A habilidade de comunicar em outros idiomas é outro predicado fundamental para seguir em frente na carreira. “O Inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência do mercado, pois há muitos projetos e clientes internacionais que procuram essa capacidade”, acrescenta Francisco Fay.

Por fim, também devem estar no radar do novo profissional de TI a flexibilidade para se adaptar a cenários de pressão por resultados, que podem incluir dias de trabalho com muitas atividades e projetos, por exemplo, ou mesmo para aceitar oportunidades de carreira fora dos grandes centros. “Esta descentralização é uma tendência do mercado e há muitas oportunidades de crescimento para quem estiver disposto a procurar novos horizontes”, finaliza Fay.