AT&T estende negócios ao México com compra de Iusacell

A AT&T, a segunda maior operadora de telecomunicações móveis dos Estados Unidos, acordou em comprar o Grupo Iusacell, do multimilionário Ricardo Salinas, por 2,5 mil milhões de dólares, aprofundando, assim, as suas raízes no mercado latino-americano.

at&t

Com a aquisição, a operadora norte-americana vai conseguir deitar a mão a uns adicionais 8,6 milhões de subscritores, da Iusacell, a terceira maior empresa de telecoms wireless no México, onde batalha contra o poder titânico da rival América Móvil do magnata Carlos Slim.

Ao açambarcar a Iusacell, a AT&T está também a contrair uma dívida de 800 milhões de dólares inerente ao grupo.

De acordo com que fora avançado ontem pela norte-americana, a aquisição deverá desenrolar-se depois de Salinas finalizar o negócio de compra da participação de 50 por cento do Grupo Televisa na Iusacell.

A expansão da AT&T até ao México surge depois da empresa ter acordado, no início deste ano, desembolsar 48,5 mil milhões de dólares para deitar a mão à DirecTV, que fornece serviços de televisão por satélite aos Estados Unidos e à América Latina.

Há cerca de quatro meses, o Presidente mexicano Enrique Peña Nieto promoveu a competição e reforçou as normas de fiscalização da indústria das Telecomunicações.