Aumenta número de ataques DDoS por dispositivos móveis

A empresa de proteção contra ataques de Distributed Denial of Service, Prolexic Technologies, revela que, de acordo com os dados do quarto trimestre do ano passado, houve um crescimento de 26 por cento em ataques DDoS por dispositivos móveis a empresas.

CYBER SECURITYSegundo a empresa adquirida no passado mês de dezembro pela Akamai, as aplicações móveis têm e vão continuar a desempenhar um papel mais amplo em ataques DDoS. O relatório recolheu dados de ataques contra os clientes da Prolexic e mostra que uma empresa internacional de serviços financeiros foi vítima de um ataque desse tipo.

Análises digitais forenses e de assinatura do ataque pela empresa revelaram o uso do AnDOSid, uma aplicação Android que permite montar um ataque HTTP POST. De acordo com a empresa, o número destes ataques aumentou devido ao aumento da disponibilidade de aplicações para download e à facilidade com que os utilizadores podem participar em campanhas de DDoS.

Para Stuart Scholly, presidente da Prolexic, as aplicações normalmente usadas em ataques DDoS vão cada vez mais ser portadas para plataformas móveis este ano. “Com as aplicações móveis, os atores maliciosos podem optar por participar de forma pró-ativa em campanhas de ataques DDoS orquestrados. Quando se considera quantos utilizadores de dispositivos móveis existem no mundo, isso representa uma ameaça significativa de DDoS”, refere o responsável.

Segundo Scholly, os dispositivos móveis acrescentam um outro nível de complexidade nos problemas enfrentados para combater estes ataques, devido ao uso de “super proxies” pelas redes móveis e as dificuldades em bloquear endereços IP, sem impedir o tráfego legítimo.

O maior dos ataques de DDoS no ano passado atingiu um pico de 179 Gbps. O principal alvo de tais ataques ainda é a infraestrutura, que representa mais de 76 por cento do total de ataques registados no trimestre.