Categories: Segurança

Aumentam riscos de cibersegurança em jogos online para crianças

A Kaspersky veio alertar para os riscos que as crianças enfrentam online, destacando as ameaças associadas a uma das plataformas de jogos mais populares nos dias de hoje entre os mais jovens, o Roblox.

A popularidade massiva do jogo tornou-o um alvo atrativo para cibercriminosos, tendo a Kaspersky detetado mais de 1,6 milhões de ciberataques disfarçados de ficheiros relacionados com Roblox ao longo de 2024.

Com milhões de jogadores ativos, o Roblox “não é apenas um jogo, é um espaço digital onde as crianças interagem e exploram mundos imersivos”.

No entanto, essa liberdade criativa também abre portas para riscos e torna a plataforma num alvo para os cibercriminosos, que disfarçam o malware como mods, cheats ou geradores de moeda do jogo gratuitos.

O maior número de ataques foi registado em agosto do ano passado (179.286), seguido de setembro (160.116) e outubro (151.638).

Muitas crianças, ao procurarem formas de personalizar a sua experiência, acabam por fazer o download de ficheiros maliciosos que comprometem a sua segurança. Entre os esquemas mais comuns estão os falsos geradores de moeda virtual, onde os utilizadores são levados a inserir dados pessoais ou efetuar pagamentos sob pretextos fraudulentos.

“Os cibercriminosos estão constantemente a evoluir as suas táticas. Para proteger as crianças no mundo digital, a cibersegurança deve ser parte essencial da sua educação. Desde a utilização de soluções de segurança confiáveis até à ativação da autenticação de dois fatores, é fundamental promover hábitos saudáveis de segurança online”, afirma Vasily Kolesnikov, especialista de segurança da Kaspersky.

Por sua vez, Roman Dedenok, especialista de segurança da Kaspersky, alerta para que uma análise recente da empresa de cibersegurança sugere que existe um duplo pico de atividade cibercriminosa ligada às estreias e lançamentos no mundo do entretenimento.

“Um comportamento que pode potencialmente estender-se aos lançamentos de jogos, em que os autores de fraudes podem explorar o entusiasmo em torno de novos títulos com chaves digitais falsas e descarregamentos falsos”, disse.

Redação Silicon

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago