Autodesk e Microsoft anunciam parceria para impressão 3D

A Autodesk firmou parceria com a Microsoft para incorporar a tecnologia Spark no Windows 10 e criar interoperabilidade com o HoloLens, com o principal objetivo de incentivar o futuro da criação digital.

autodesk-3d-print

De acordo com a Autodesk, o esforço irá fornecer aos usuários Windows acesso direto a impressão 3D, que irá simplificar o processo de manufatura aditiva. A empresa irá disponibilizar sua plataforma gratuitamente para a comunidade de desenvolvedores da Microsoft, ampliando o alcance e o crescimento dessa indústria. Além disso, para atingir seu objetivo, a empresa irá se juntar a Microsoft como membro fundadora do consórcio de Formato de Manufatura 3D (3MF) para criar e apoiar um formato padrão de impressão 3D.

“Estamos nos aproximando de um ponto de inflexão com impressão 3D, o que significa que há uma grande oportunidade de mercado esperando por empresas de desenvolvimento de aplicações para Windows 10,” disse Steve Guggenheimer, vice-presidente corporativo e desenvolvimento de plataformas e chefe evangelista da Microsoft. “Pelo fornecimento das ferramentas encontradas na plataforma Spark e pela otimização para Windows 10, a Autodesk irá fortificar nossa comunidade global de desenvolvedores para entrar nesse novo mundo digital”.

A segunda iniciativa visa trazer modelos 3D de software Autodesk para o ambiente de realidade virtual da Microsoft HoloLens. Modelos digitais que utilizem softwares como o Autodesk Maya ou Fusion 360, poderão ser visíveis no ambiente de realidade mista habilitado pelo HoloLens. Para desenvolvedores de jogos e cineastas, isso poderá acelerar a criação de uma nova geração de experiência em entretenimento. Para designers e engenheiros, será possível, digitalmente, visualizar um modelo de escala completa durante a fase de projetos do desenvolvimento de um produto, reduzindo tempo e custos necessários para protótipos antes da fabricação.

No futuro, designers e engenheiros poderão criar modelos 3D com o software Autodesk, como o Fusion 360, vê-los com o HoloLens e prepará-los para impressão 3D em impressoras compatíveis com a plataforma Spark.

“A impressão 3D é muito promissora, mas também ainda é muito complexa e incerta. Essa parceria é um passo fundamental para torná-la mais fácil e acessível para as empresas e pessoas,”, disse Samir Hanna, vice-presidente e gerente geral de consumo e impressão em 3D, Autodesk. “Em conjunto com a Microsoft e a comunidade global de desenvolvedores, temos oportunidade para lidar com as complexidades do design tridimensional para melhorar a forma como as coisas são feitas e até mesmo mudar a natureza do que criamos”.