Automóveis autónomos enfrentam problemas de confiança

O acidente fatal que envolveu um carro autónomo da Uber aumentou a pressão sobre a indústria para provar que o seu software e sensores são seguros.

O acidente fatal que envolveu um carro autónomo da Uber aumentou a pressão sobre a indústria de veículos autónomos para provar que o seu software e sensores são seguros na ausência de fortes padrões governamentais, disseram especialistas no assunto.

As fabricantes de automóveis, incluindo a General Motors, e empresas de tecnologia como a Alphabet Inc e prestadores de serviços como a Uber Technologies, concluíram todos os processos nos níveis federal e estadual a não colocarem uma mão reguladora pesada numa indústria ainda em desenvolvimento. Eles disseram que seus extensos testes demonstram comprometimento com a segurança.

Atualmente, a Uber está à procura de um chefe de operações de segurança global que “dirija programas estratégicos importantes, incluindo Safety Experience e Building Trust”, de acordo com um anúncio de emprego no site da empresa. A pesquisa foi publicada antes do acidente no Arizona.

O acidente da Uber em Tempe, Arizona, nesta semana, foi a primeira morte atribuída a um carro autónomo que opera em modo autónomo. O acidente deu azo aos críticos da indústria em questão de que a falta de padrões claros permite que os fabricantes testem tecnologia defeituosa ou parcialmente desenvolvida nas vias públicas.

Bem antes do acidente fatal de domingo, os executivos da indústria começaram a se questionar se os carros autónomos são confiáveis. Os executivos abriram-se sobre os seus métodos de teste sem revelar os segredos dos projetos do sistema.

A divulgação pública de dados de testes de carros autónomos é inconsistente e varia de acordo com o estado. A Califórnia exige que os fabricantes relatem casos em que um sistema de veículo autónomo é desativado. O Arizona não.