Baidu forma equipa em Silicon Valley para carros autónomos

A marca chinesa Baidu anunciou a formação de uma equipa em Silicon Valley para trabalhar em carros autónomos. A intenção é ultrapassar os 100 colaboradores já em 2016.

De acordo com o comunicado da Baidu, empresa que lidera o mercado de motores de busca na China, a equipa estará focada em investigação, desenvolvimento e testes. Irá fazer parte da recém-criada divisão ADU (Autonomous Driving Unit) e será designada ADU-US.

Entre os membros da equipa estarão investigadores especializados em machine learning, engenheiros de hardware e de software em múltiplas áreas – desde robótica a visão por computador e sensores. A empresa diz também estar à procura de pessoas com experiência na indústria automóvel.

“A Baidu está totalmente empenhada em tornar os carros autónomos em realidade”, explica Jing Wang, vice presidente sénior da gigante chinesa. “Os veículos autónomos vão salvar vidas e tornar os transportes mais eficientes. A equipa da Baidu em Silicon Valley irá desempenhar um papel significativo na construção do carro do futuro”, acrescentou.

As áreas de foco da ADU-US são o planeamento, perceção, controlo e sistemas no âmbito do desenvolvimento de carros autónomos. A Baidu já tem outras equipas em Silicon Valley e irá coordenar esforços.

“A visão de carros autónomos da Baidu baseia-se numa abordagem incremental, que inclui começar com pequenas regiões e desenhar carros autónomos para serem claramente reconhecíveis”, acrescenta a empresa.