Barcelona usa tecnologia IBM para gestão de locais públicos

A IBM e a Área Metropolitana de Barcelona assinaram, no âmbito do Congresso Mundial Smart City Expo, um Memorando de Entendimento que visa a aplicação da tecnologia cloud e de Analytics da norte-americana na gestão mais eficaz e sustentável de espaços públicos como praias, jardins e parques de recreio.

ibm

 

A partir da solução Intelligent Operations da IBM, disse a empresa, os responsáveis municipais e os funcionários de gestão e manutenção de parques e praias da região terão acesso a informações em tempo real para obterem uma visão abrangente sobre todas as respetivas operações e infraestruturas, e assim poderem tomar decisões mais informadas.

A partir de um único sistema, avançaram fontes oficiais, será possível agregar dados sobre todas as áreas públicas de lazer para crianças, obter informações sobre a manutenção de jardins ou fornecer uma visão alargada sobre todas as atividades disponíveis para seniores. Para as praias da área metropolitana, o mesmo sistema vai ajudar a gerir a oferta de desportos e entretenimento e ajudar a monitorizar questões como alertas sempre que o mar estiver agitado ou quando estivermos na presença de alforrecas.

Este novo modelo inteligente dá aos 3,2 milhões de cidadãos e às autoridades locais da área metropolitana de Barcelona, a oportunidade de interagirem e participarem em conjunto na melhoria das infraestruturas públicas. Por exemplo, um cidadão pode advertir sobre a existência de um banco de jardim em más condições através do seu dispositivo móvel e, posteriormente, verificar o estado da reparação. Por seu lado, as autoridades locais podem também usar a plataforma para informar sobre obras em curso, tendo como objetivo final a satisfação do cidadão.

“Através da nossa sólida experiência resultante de milhares de projetos de Smarter Cities, a IBM está a ajudar cidades em todo o mundo a transformarem a forma como disponibilizam serviços e interagem com os cidadãos através de soluções de Big Data, analítica, cloud computing e das novas tecnologias de mobilidade e redes sociais”, disse Sylvie Spalmacin-Roma, vice-presidente IBM Smarter Cities Europa. “A área metropolitana de Barcelona está a promover um projeto de vanguarda que vai torná-la ainda mais recetiva à colaboração com os seus cidadãos e que irá criar uma administração mais focada na inovação”.

A população da área metropolitana de Barcelona representa 43 por cento da população da Catalunha e gera 51 por cento de todo o PIB da província espanhola.