Better Factory tem 1,8 milhões de euros para projetos inovadores

A iniciativa, da Comissão Europeia, vai premiar nove projetos tecnológicos para apoiar empresas a inovar e diversificar o seu portefólio de produtos e serviços.

ABetter Factory, iniciativa da Comissão Europeia (CE) para apoiar indústrias de pequena e média dimensão a inovar e diversificar o seu portefólio de produtos e serviços, tem 1,8 milhões de euros para premiar nove projetos inovadores.

A Better Factory é financiada pelo programa Horizonte 2020, no âmbito das iniciativas S+T+ARTS (Science+Technology+Arts) e I4MS (ICT Innovation for Manufacturing SMEs).

A iniciativa junta agentes-chave do panorama europeu da Tecnologia, Artes e Inovação em torno de um ecossistema integrado de Inovação, disponibilizando uma solução estandardizada para empresas fabricantes de pequena e media dimensão inventarem e produzirem novos produtos personalizados e desenvolverem serviços.

A Better Factory promove Projetos de Transferência de Conhecimento (Knowledge Transfer Experiments) com o objetivo de liderar a diversificação do portefólio de produtos das empresas fabricantes para aperfeiçoar os seus modelos de negócio com produtos customizados e individualizados e uma oferta de novos serviços conexos.

Em cada um destes projetos, um artista apoia uma PME no desenvolvimento de produtos novos e personalizados, enquanto uma empresa fornecedora de tecnologia gere a instalação de APPS e serviços adicionais desenvolvidos.

No prazo para as candidaturas individuais e de expressão de interesse, que termina a 25 de junho, a iniciativa pretende identificar empresas fabricantes, artistas e fornecedores de tecnologia para conjugar em consórcios para os nove Projetos de Transferência de Conhecimento.

As candidaturas apresentadas até 25 de junho beneficiam do apoio do consórcio Better Factory na formação de parcerias e consórcios entre Artistas, Empresas fabricantes e Empresas fornecedoras de tecnologia.

A 1 de setembro será aberto o portal para submissão de propostas para os Projetos de Transferência de Conhecimento, promovidos pelos consórcios formados nesta 1ª etapa ou outros que venham a surgir, tendo como data limite o dia 15 de novembro para submissão das candidaturas.

Os nove projetos selecionados, com base em relatórios técnicos e comerciais juntamente com o programa de experiência de 16 meses terão reconhecimento financeiro no valor de 200 mil euros.

“Como parte do consórcio Better Factory, a INOVA+ apoia desde 2020 a projetar o alcance a nível europeu desta iniciativa, contribuindo para o desenvolvimento do tecido empresarial assente na inovação e cruzamento entre Ciência, Tecnologia e Artes”, afirma Ana Solange Leal, Head of Unit “Research and Innovation” da INOVA+.