BITalino vence prémio de inovação tecnológica da Comissão Europeia

A plataforma 100% portuguesa desenvolvida pelo Instituto de Telecomunicações e licenciada pela PLUX – acaba de vencer o primeiro lugar na categoria “Industrial & Enabling Tech”, no Innovation Radar Prize 2017.

O projeto Innovation Radar é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, que tem como objetivo potenciar projetos na área de investigação e inovação. O prémio atribuído à solução nacional  distinguiu a pertinência do projeto, um dispositivo adaptável para a criação de aplicações biomédicas. 

A tecnologiado  BITalino , concebida em 2013 no grupo Pattern and Image Analysis do Instituto de Telecomunicações de Lisboa, assume-se como um dispositivo modular low-cost que permite a integração de diferentes sensores para a medição de biossinais – parâmetros fisiológicos como, por exemplo, o batimento cardíaco ou dilatação das pupilas.

Para o investigador Hugo Silva, responsável pelo projeto, a distinção é “um reforço e uma recompensa do trabalho realizado até agora”. 

A edição de 2017 contou com 48 projetos, dos quais 20 passaram à final como resultado de uma votação pública. Posteriormente, os finalistas foram escolhidos por um painel internacional de quatro júris, sendo que o BITalino foi o único projeto português selecionado. A cerimónia de entrega do prémio decorreu em Budapeste, Hungria.