BlackBerry oferece acesso a apps Android e assistente digital

A nova atualização de software da BlackBerry traz novidades para os utilizadores que poderão aceder a aplicações Android e terão ao seu dispor uma agente pessoal digital. A atualização estará disponível a partir desta semana dependendo das operadoras.

Blackberry-Directivos-de-Blackberry-contempla-la-venta-de-la-empresa

A BlackBerry anunciou, recentemente, que, no seu entender, a lei que garante a neutralidade da internet deveria também garantir a neutralidade no desenvolvimento de aplicações móveis. Este cenário seria favorável à empresa, pois, deste modo, a sua biblioteca de apps cresceria significativamente com a inclusão das aplicações Android e iOS.

No entanto, a questão parece não ter obtido resposta por parte das entidades competentes mas, talvez num esforço de mostrar que a BlackBerry tem intenções sérias quanto ao assunto, a empresa lançou uma atualização para os seus dispositivos que permite o acesso a aplicações Android.

Deste modo, mesmo que o processo inverso não ocorra, e o Android não estenda os seus conteúdos aos utilizadores BlackBerry, a fabricante de telemóveis poderá dizer que fez tudo ao seu alcance para fomentar esta ideia. A mais recente atualização de software possibilita que os equipamentos da marca incluam no seu funcionamento ferramentas e apps que não tenham tido origem nos programadores da BlackBerry.

Modelos como o Z10, Q10 e Z30 são alguns dos contemplados pelo software BlackBerry 10 OS 10.3.1 e que poderão, por isso, aceder não só à loja BlackBerry World mas também à Amazon Appstore.

As novidades continuam com a possibilidade de instalar o Blend, uma ferramenta que permite ao utilizador receber notificações de mensagens, receber e responder a e-mails e usufruir de outras utilidades básicas como calendários, contactos e ficheiros.

Com a nova atualização chega também uma assistente pessoal, naquela que poderá ser uma tentativa de fazer à frente à concorrência que já possui essa ferramenta há algum tempo. A BlackBerry Assistant é uma assistente digital que poderá ser utilizada a partir de comandos de voz.