Bosch salva vidas através de sistema eCall

A Bosch fornece uma extensa linha de sistemas eCall, que será obrigatório em todos os carros vendidos na União Europeia a partir de 31 de março de 2018.

Dia 31 de março de 2018 marcará um ponto de viragem na segurança rodoviária. A partir desta data, o sistema de chamadas de emergência – eCall – passará a ser obrigatório em todos os novos automóveis da União Europeia. Este requisito significa que um assistente digital estará ligado em permanência e em caso de acidente solicitará automaticamente apoio.

“Automóveis conectados significam valor acrescentado. Para além das suas funções básicas, com o sistema eCall o automóvel torna-se num salva-vidas”, afirma Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. O eCall permitirá que as equipas de socorro atuem mais rapidamente e de forma mais precisa em caso de emergência, e espera-se que permita salvar mais de 2.500 vidas a cada ano e reduza em 15 por cento o número de feridos com gravidade.

A Bosch fornece uma extensa linha de sistemas eCall, incluindo telemática e serviços, e uma solução para que os carros antigos também possam beneficiar desta solução: o plug eCall telemático.

Os motociclistas são os utilizadores das estradas que correm maiores riscos: para os condutores de motas o risco de morte é 18 vezes superior ao dos condutores de automóveis. Tendo em conta este número, a Bosch desenvolveu um sistema eCall específico para as duas rodas, que passou por um processo de melhoramento a cargo da equipa de processo da Bosch em Braga. Um conjunto de engenheiros portugueses deu apoio no melhoramento do hardware e mecânico do dispositivo de forma a se adaptar às exigências destes veículos.

Um CCU especial, que captura dados de operação do motociclo, em conjunto com um módulo de GPS integrado permitem detetar um acidente e enviar a localização exata do sinistro para os serviços de emergência, diminuindo o tempo de resposta e aumentando a eficácia. Este sistema, que até à data é produzido em exclusivo pela unidade da Bosch em Braga para o grupo BMW, poderá estender-se a outros fabricantes, tendo em conta que a regulamentação obrigará os novos veículos a possuir o eCall como equipamento de série.

Os vários procedimentos de segurança, após um acidente, são muitas vezes difíceis de adotar e todos os segundos contam para que as consequências não sejam ainda piores. Contudo, o estado de choque, o encarceramento ou ferimentos graves impedem muitas vezes que se consiga pedir ajuda. O sistema eCall serve exatamente para prestar auxílio nestas situações, detetando o local específico onde ocorreu o acidente, quer seja de noite, numa estrada deserta ou na autoestrada, e envia essa informação para os serviços de socorro.

“O sistema eCall consegue contactar as equipas de emergência de forma instantânea e desencadeia um procedimento de socorro em cadeia”, afirma Hoheisel. O sistema também possui um botão SOS que os ocupantes podem usar manualmente para acionar o serviço de socorro. Em qualquer caso, uma chamada áudio é efetuada entre a equipa de emergência e os sinistrados para que possam ser trocados detalhes sobre o acidente. Caso os ocupantes não respondam, a equipa desloca-se imediatamente ao local do acidente.