Braga acolhe evento que reúne especialistas europeus em Smart Cities

O FICIS (Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis) vai reunir, em Braga, nos dias 24 e 25 de maio, especialistas de Portugal e de toda a Europa para falarem sobre as mais recentes tendências e inovações em Smart Cities.

Esta iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo na cidade minhota, tem como objetivo debater e partilhar conhecimentos mas também definir estratégias para o funcionamento das cidades do futuro.

O evento que se realizará no Theatro Circo vai ter como lema a Utopia, numa alusão à obra de Thomas Moore que comemora este ano o seu 500º aniversário. No Fórum serão abordados temas como a mobilidade sustentável, o ambiente, a governança e a regeneração urbana, entre outros.

Os principais oradores são Alexey Ershov, Vice President, Smarter Cities Europe da IBM; Peter Zink, Road & Street Segment Manager na Philips Lighting Global Systems; Ricardo Ferreira do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia; Carlos Pelicano, Business Buildings & Projects Solutions VP na Schneider Electric Portugal; Miguel Rodrigues, Business Segment Lead –  Intelligent Traffic Systems na Siemens; Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP; Carlos Magno, presidente da ERC e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

“Vamos reunir no palco do Theatro Circo massa crítica proveniente de centros de investigação, universidades, empresas tecnológicas nacionais e internacionais e entidades públicas e privadas, com o intuito de apresentar uma visão integrada e transversal dos principais avanços para o desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo das regiões e dos municípios”, referiu em comunicado Ana Fragata, diretora executiva do FICIS 2016.

O programa completo do FICIS está disponível aqui.