BSCC e NEC anunciam conclusão de um novo cabo submarino

As duas empresas anunciaram a conclusão da construção de um novo cabo submarino para ligação à República de Palau, o qual já se encontra pronto para utilização comercial e se interliga com o já existente cabo submarino SEA-US. O novo cabo submarino vai ligar a República de Palau com Guam, fazendo posteriormente conexão à Ásia, à América do Norte e ao resto do mundo.

A ramificação de Palau possui uma capacidade de projeto inicial de 500 Gigabits por segundo (Gbps), utilizando a tecnologia de 100 Gbps de última geração da NEC. Com mais de 40 anos de experiência no negócio de cabos submarinos, a empresa japonesa já passou mais de 250 mil quilómetros de cabos submarinos, o equivalente a seis viagens à volta da Terra. 

Durante o evento do arranque do serviço, o Presidente do Conselho de Administração da Belau Submarine Cable Corporation (BSCC), George Rechucher, afirmou que “a BSCC orgulha-se de ter feito parceria com a NEC para fornecer uma ligação de cabo submarino internacional dentro do prazo e respeitando o orçamento”.

“A NEC sente-se honrada por ter sido selecionada como parceiro para este projeto muito importante para a República de Palau e é com profundo orgulho que entregamos as chaves do lançamento da nova ligação de cabo submarino à BSCC e ao povo de Palau”, afirmou Toru Kawauchi, Diretor Geral da Divisão de Cabos Submarinos da NEC.

“No passado, esta nação insular dependia ainda das comunicações por satélite, mas a partir de hoje, este novo cabo vai trazer informação à velocidade da luz, melhorando a qualidade de vida daqueles que vivem e viajam para Palau”, acrescentou o executivo.