Burlas online: reclamações aumentam

Os consumidores lesados falam em esquemas fraudulentos feitos através da Vinted, uma plataforma online lituana de compra, venda e troca de artigos.

O Portal da Queixa identificou um aumento no número de reclamações que envolvem burlas online.

Os consumidores lesados falam em esquemas fraudulentos feitos através da Vinted, uma plataforma online lituana de compra, venda e troca de artigos.

Desde o início do ano, 43% das queixas reportadas à Vinted estão relacionadas com burlas e fraudes. Os prejuízos envolvem quantias significativas.

Segundo o relatório do Observatório de Cibersegurança de 2021, as burlas com o MB Way lideram as denúncias de criminalidade informática feitas à Procuradoria-Geral da República, à frente de crimes como o phishing.

As reclamações dos consumidores portugueses sobre a existência de esquemas fraudulentos envolvem também plataformas internacionais.

Do total de queixas recebidas em 2022, a reportar alegados esquemas fraudulentos, 56% foram registadas em junho e julho.

E apesar de todas as medidas de segurança anunciadas pela plataforma Vinted, “a verdade é que já são inúmeros os consumidores que acabam por ser burlados”.

Nadia Coelho partilha na reclamação apresentada no Portal da Queixa, que abriu uma conta na Vinted e recebeu uma mensagem na própria app na plataforma, que teria de associar um cartão MB Way com saldo de 200€. O primeiro cartão “não deu” e coloquei outro cartão de outra conta. Foram ao todo 400€ de burla”, relatou a consumidora.

A elevada ocorrência de casos tem levado o Portal da Queixa a defender uma maior literacia digital e a promover o acesso a essa informação junto dos consumidores.

Também as autoridades, como a PSP, e a SIBS, entidade gestora do Multibanco e do MB Way, lançam alertas e fazem recomendações de segurança.