CA desenvolve solução que reduz custo de manutenção de data center

Em nova versão, o CA Data Center Infraestructure Management (CA DCIM) permite que administradores tenham um controle muito mais afinado do que acontece em um data center. A plataforma da CA Technologies permite visualizar em 3D todos os dados de manutenção da instalação, com informações precisas sobre a disponibilidade do sistema e mapas de calor que mostram quais áreas precisam de ajustes para manter o espaço funcionando da forma mais eficiente possível.

Segundo a fabricante, a plataforma proporciona uma redução significativa no custo de manutenção de data centers, por meio do monitoramento centralizado e alimentado por dados como o fornecimento de energia, controle de temperatura e de fatores ambientais. O CA DCIM permite a visualização em 3D do data center, para mostrar espaço e capacidade de cada parte do sistema, e conecta as equipes responsáveis pelas instalações físicas e pelos sistemas de TI.

A solução previne paradas, por meio de monitoramento contínuo, sistema inteligente de alertas e planejamento de capacidade da infraestrutura física do data center. “A economia dos aplicativos traz às organizações a necessidade de lançar aplicativos e serviços com mais frequência e mais rápidez do que antes. Esse cenário pressiona os departamentos de infraestrutura e de TI a trabalharem juntos para assegurar que a estrutura entregue eficiência, disponibilidade e agilidade”, afirmou em comunicado Rosano Moraes, VP de Solução da CA Technologies para a AL.

O CA DCIM foi apontado em setembro pelo Gartner como líder no Quadrante Mágico de ferramentas para gerenciamento de infraestrutura de data center. O estudo avaliou 90 fornecedores e 17 deles foram posicionados no quadrante, sendo que a solução da CA figura entre os líderes. De acordo com o Gartner, “líderes têm uma visão clara da direção do mercado e estão ativamente construindo competências e melhorando as funcionalidades de sua solução para manter sua liderança de mercado”.

O grupo financeiro BBVA, na Espanha, é um exemplo de como a plataforma pode ter impacto positivo. A adoção da tecnologia resultou em uma economia de 140 mil euros por ano. Dados do mapa de temperatura do data center fornecido pelo sistema levaram o BBVA a tomar decisões para usar melhor a climatização, como isolar áreas que não necessitavam de baixas temperaturas. A atitude reduziu em 100 mil euros os custos de energia e manutenção do data center da empresa.

Além disso, a possibilidade de aumentar a temperatura da água usada no sistema de refrigeração das salas, aventada a partir de informações do CA DCIM, trouxe ao BBVA uma economia de outros 40 mil euros.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago