Caixa Capital anuncia venda de participação na portuguesa Nonius [atualizado]

A Caixa Capital vendeu a sua participação na Nonius, criadora de soluções de TI para o setor do Turismo. A sociedade gestora participou ativamente no processo de expansão do negócio da empresa tecnológica portuense, nomeadamente nos mercados europeu e latino-americano.

Foi em 2011 que a Caixa Capital, entidade administradora dos fundos de capital de risco do Grupo CDG, adquiriu uma participação na Nonius, uma empresa que se move na área da Hotelaria e que registou vendas superiores a sete milhões de euros, em 2014.

Tentámos saber a percentagem da participação e o valor envolvido na sua venda, mas as empresas disseram-nos que esses dados não podem ser revelados.

No entanto, sabe-se que a Caixa Capital conseguiu um retorno superior a 50 cento no investimento.

A tecnologia da Nonius está disseminada por mais de 110 mil quartos de hotéis espalhados pela Europa, Médio Oriente, África e América Latina. Entre estas cadeias hoteleiras encontram-se a Accor, o grupo Pestana, o Tivoli, o Altis e o Sana.

A entrada da Caixa Capital no capital social da empresa tecnológica resultou no aumento das suas receitas anuais, atingindo valores quatro vezes superiores aos conseguidos antes da aquisição da participação. Diz a Caixa, em nota, que, com o seu apoio, a Nonius conseguiu afirmar-se “como um dos principais players globais na indústria em que está presente”, diz a sociedade gestora, em nota.

O administrador executivo da Caixa Capital, Stephan Morais, acredita que, “quando investidores e empreendedores trabalham conjuntamente na execução dos objetivos traçados”, podem alcançar-se grandes feitos.

Por sua vez, o diretor-geral e fundador da Nonius, António Silva, afirma, citado em comunicado, que a Caixa Capital forneceu à empresa “ter fornecido todos os recursos necessários para que a Nonius crescesse a nível global”.