Categories: Mobilidade

Carros da Google tiveram onze acidentes em seis anos

Os carros autónomos da Google estiveram envolvidos em onze acidentes, desde que o projeto começou há seis anos. Contudo, o líder da iniciativa garantiu que os automóveis conduzidos através de sistemas informáticos não foram a causa de nenhum dos incidentes.

A frota de carros self-driving da Google, composta por mais de duas dezenas de veículos, percorreu já cerca de 2,7 milhões de quilómetros. Em 2009 a gigante tecnológica de Mountain View, na Califórnia, deu início ao projeto que é agora uma das suas maiores apostas, e que é um derivado da tendência tecnológica que é a Internet das Coisas.

A condução autónoma, pelo menos nos primórdios do conceito, era olhada com alguma ceticismo, nomeadamente ao nível da segurança. Contudo, com o passar do tempo, as pessoas e o próprio mercado automobilístico foram ganhando mais confiança neste novo paradigma de transporte, com várias fabricantes automobilísticas e empresas tecnológicas a querem fincar as presas na esfera dos carros autónomos.

Não obstante, os acidentes são inevitáveis. Chris Urmson, que comanda o projeto dos self-driving cars da Google, afirma que os veículos não foram a causa dos incidentes rodoviários. “Se passarmos tempo suficiente na estrada, acidentes vão acontecer, quer estejamos num carro ou num self-driving car”, disse o executivo. Ao que parece, os carros da Google foram uma mera vítima do ditado “No local errado, à hora errada”.

Diz a Reuters que a maioria dos acidentes aconteceu dentro de cidades. Por sete vezes, os carros da Google foram atingidos na traseira, nomeadamente em semáforos.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago