CE com duas iniciativas para apoiar startups europeias

A Comissão Europeia aproveitou o Fórum Económico Mundial, em Davos, para anunciar um novo programa de aceleração e um novo think thank, duas novas iniciativas que têm como objetivo apoiar a expansão global das startups europeias.

WEF-2010

O novo programa de aceleração tem o nome Startup Europe Partnership e tem como objetivo “ajudar as empresas a ultrapassarem constrangimentos locais”. Vai ser liderado pela Mind the Bridge Foundation e pela fundação europeia da inovação, a Nesta.

Também foi anunciado um grupo de reflexão que vai designar-se European Digital Forum e que vai produzir anualmente um índice que monitorizará dados relevantes para avaliar o desempenho da Europa nesta área. A iniciativa será coordenada pelo Lisbon Council.

Neelie Kroes, vice presidente da Comissão Europeia, defende que “a Europa tem um potencial enorme de startups prósperas e de empresas de Internet globais para voltar a tornar-se num centro global de crescimento”.

Numa nota no site da Comissão Europeia veio explicado que “as iniciativas juntam ao organismo europeu empresas, universidades, responsáveis na área da tecnologia e instituições financeiras. Entre as empresas que integram a lista de parceiros europeus da iniciativa destacam-se a Telefónica, Orange, BBVA e European Investment Bank. A reunião do Fórum Económico Mundial decorre até ao próximo dia 25 de Janeiro em Davos, na Suíça.