Centro Hospitalar Universitário São João introduz tecnologia de ponta

Este investimento no primeiro PET/CT Digital no Norte do País vem colmatar a lacuna da inexistência desta tecnologia no hospital.

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) reforçou a sua capacidade de resposta a exames PET/CT com o Discovery MI 5R, um equipamento de Tomografia por Emissão de Positrões e Tomografia Computadorizada (PET/CT) Digital com tecnologia GE HealthCare de última geração no seu Departamento de Medicina Nuclear.

Esta inovação representa “um marco significativo na capacidade de diagnóstico e tratamento, consolidando o compromisso do hospital em oferecer atendimento excecional e tecnologicamente avançado aos doentes”.

Este investimento no primeiro PET/CT Digital no Norte do País vem colmatar a lacuna da inexistência desta tecnologia no hospital, que obrigava à deslocação por parte dos utentes que necessitavam deste exame.

Esta inovação traz “muitos benefícios, como uma qualidade de imagem sem precedentes, com imagens de alta resolução e qualidade que permitem a visualização detalhada de lesões cada vez mais pequenas”.

A tecnologia avançada do Discovery MI 5R permite também que as imagens sejam produzidas com menor exposição à radiação, garantindo a segurança dos doentes e dos profissionais de saúde, e reduzindo significativamente os tempos de exame, proporcionando uma melhor experiência e maior conforto aos doentes.

Tem ainda uma maior sensibilidade para deteção precoce, sendo altamente sensível na deteção de pequenas alterações metabólicas e anatómicas, o que permite a deteção precoce de doenças oncológicas, neurológicas e cardíacas.

“Este novo equipamento de PET/CT digital, vai melhorar significativamente o acompanhamento dos utentes, resultando num aumento da rapidez no agendamento dos exames e da fluidez da informação. Esta aquisição, e respetiva inovação tecnológica, representarão um acréscimo muito significativo do acesso dos utentes do SNS aos exames PET/CT e teve em conta as necessidades da Região Norte”, refere Maria Teresa Faria, diretora do Serviço de Medicina Nuclear do CHUSJ.

Para Rui Costa, diretor-geral da GE HealthCare Portugal, “este é um testemunho do nosso compromisso em oferecer a melhor qualidade de vida aos utentes. É a sinergia entre todos que torna possível o crescimento e desenvolvimento dos serviços de saúde públicos, de modo a proporcionar resultados excecionais e promover a saúde e o bem-estar da comunidade que servimos”.