CEO da Acer a favor da venda da empresa

O fundador da fabricante de computadores Acer revelou hoje que estaria disposto a abrir mão da empresa. O anúncio é feito depois de um primeiro semestre de sérias perdas, num mercado em implosão.

A imprensa de Taiwan divulgou as informações no início desta quinta-feira, após Stan Shih ter declarado que uma aquisição seria “bem-vinda”.

O executivo, perante os media taiwaneses, criticou, de acordo com a Reuters, as equipas de gestão europeia e norte-americana da Acer, dizendo que estas estão sobremaneira focadas na geração de lucro. Shih afirma ainda que o braço taiwanês da empresa, por seu lado, tem um sentido de missão e que olha para o negócio, não como um poço de dinheiro, mas como um elemento com o qual tem laços afetivos.

Esta declaração poderá levar-nos a pensar, ainda que prematuramente, que existem tensões tangíveis entre os vários gestores locais e regionais do negócio da Acer. Tensões estas que podem estar a refletir-se na prestação da empresa. Mas, obviamente, não podemos ignorar o facto de que o mercado dos computadores pessoais, onde assenta grande parte do legado da Acer, tem vindo a diminuir a olhos vistos, com a ascensão dos dispositivos móveis na hierarquia tecnológica.

Só em julho, as vendas da Acer caíram 33 por cento, uma quebra que não destoa do seu fluxo de vendas ao longo dos últimos meses. De janeiro ao fim de junho deste ano, a empresa perdeu 90 milhões de dólares.

A B!T contactou a Acer Portugal, mas, até agora, não obteve resposta.