Áreas financeiras e de RH são as mais contribuem para a transformação digital, diz estudo

Um novo estudo da Oracle e do MIT Technology Review revela que os CFOs e os diretores de Recursos Humanos, assim como a colaboração entre as equipas das duas áreas, são os principais motores humanos da automatização da cloud.

O estudo, intitulado Finance and HR: The Cloud’s New Power Partnership, revela como uma visão holística da informação financeira e de RH, disponibilizada através da tecnologia de computação em nuvem, contribui para habilitar as empresas com os recursos necessários para gerirem melhor a mudança continuada.

O estudo, que teve por base um inquérito conduzido junto de 700 executivos na América do Norte, EMEA e na Ásia, conclui que um sistema cloud partilhado pela área financeira e pelos RH é uma componente fundamental para garantir o sucesso das iniciativas de transformação digital das empresas.

Entre os benefícios advindos da integração de sistemas de ERP (enterprise resource planning) e de HCM (gestão dos Recursos Humanos) contam-se uma facilidade acrescida na orçamentação dos custos dos trabalhadores, nomeadamente a nível de previsão e acompanhamento. Adicionalmente, os sistemas cloud integrados de HCM e ERP contribuem para melhorar a colaboração entre departamentos. Na verdade, 37% dos inquiridos refere que utiliza a cloud para melhorar a forma como partilha a informação.

Entre as empresas que já adotaram completamente a computação na nuvem,  46% afirma que constatou uma melhoria significativa na sua capacidade de reformatar ou redimensionar a sua empresa. São igualmente considerados muito relevantes os benefícios alcançados a nível da produtividade. Cerca de um terço dos inquiridos (31%) afirmou que após ter passado a utilizar a cloud dedica muito menos tempo a realizar as tarefas manuais inerentes às suas funções e que a automatização dos processos libertou tempo que agora pode ser dedicado às grandes prioridades estratégicas das suas empresas.

“Á medida que a transformação digital das empresas é cada vez mais liderada pelas áreas financeira e de RH, o ROI deixa de ter apenas origem nas poupanças financeiras realizadas e é também gerado pelos novos conhecimentos e pela maior visibilidade sobre o negócio que a cloud ofereceu aos profissionais destas áreas”, afirma, em comunicado, Hugo Abreu, Country Manager da Oracle Portugal.

“Além disso, o incremento dos níveis de colaboração entre departamentos possibilita a gestão da mudança com base num planeamento estratégico adequado que permitirá criar respostas antecipadas e, adicionalmente, facilitar a criação de um modelo de transição para a computação na nuvem que seja transversal a todos os departamentos da empresa”, acrescenta o executivo.

O estudo também revela que a separação entre funções e papeis individuais é cada vez mais ténue, havendo mais colaboração, com 46% dos profissionais das áreas financeira e de RH a afirmarem que uma implementação completa da cloud melhorou significativamente a colaboração entre departamentos, e  cerca de metade dos inquiridos espera alcançar melhorias significativas nos próximos dois anos.

Isto faz-se também notar nas TI, com 52% dos inquiridos de nível-C a afirmarem que a relação entre as áreas de TI, os RH e a financeira registou melhorias superiores ao que era esperado após a sua migração para a cloud.

Além disso, 43% das empresas planeia integrar as equipas de TI nestes departamentos para ajudar os seus trabalhadores a tirarem mais vantagens das novas tecnologias.

Os inquiridos referiram que, com a introdução da nuvem, desejam ver melhoradas competências como a resolução de problemas, raciocínio matemático e ferramentas analíticas;  aprendizagem activa e a gestão do tempo, problema referido por 40% dos inquiridos

Por outro lado, 56% dos entrevistados reportou que as TI melhoraram significativamente a nível da sua capacidade de gerarem inovação.

“Á medida que as empresas enfrentam os desafios das mudanças tecnológicas, torna-se crítico para os executivos de topo (C-suite) capacitar os seus colaboradores para que estes possam responder à sua visão de negócio individual. Muitas empresas compreendem isto e é encorajador verificar que 42% de entre elas já estão a planear proporcionar formação nas áreas de gestão às suas equipas, para desta forma as ajudarem a ir além das suas funções tradicionais de back-office. Os ensinamentos da migração das áreas financeira e de RH para a cloud acabarão por abranger todas as áreas das empresas, uma vez que em conjunto são elas que conceptualizam o formato da próxima disrupção”, finalizou o responsável da Oracle Portugal.