Chatbots: Um mundo de novas possibilidades para empresas e consumidores

Depois de décadas, em 2016, o desenvolvimento da tecnologia permitiu que essa interação entre máquina e homem começasse a evoluir para uma conversa mais natural ao olhar humano. Os chatbots, definidos como programas de computador capazes de conversar com as pessoas por áudio ou texto, estão na mira de empresas e marcas e começaram a tornar-se um tópico tendência neste ano. Para se ter uma ideia, o número de chatbots desenvolvidos dentro do Messenger, aplicação de mensagens do Facebook, já atingiu mais de 33 mil no mundo. Outras aplicações de mensagem, como o Telegram, também permitem esse recurso, e muito provavelmente o WhatsApp terá a funcionalidade em breve.

Um dos principais usos dos chatbots atualmente é o atendimento ao consumidor. Assim, por meio de mensagens, é possível obter um suporte técnico de um serviço da operadora de comunicações, por exemplo, ou resolver um problema com o pagamento da conta de internet, além de adquirir produtos e serviços.

Os chatbots tornaram-se um novo canal de atendimento das empresas e podem trazer diversos benefícios nesse sentindo, além de mostrarem um grande potencial para marketing e vendas. Isto porque eles aumentam o envolvimento dos utilizadores por serem interativos e beneficiam da já popular comunicação por mensagens de texto. Além disso, são desenvolvidos diretamente para o ambiente móvel e não exigem que os utilizadores descarreguem uma aplicação diferente e tenham que aprender a usá-la, uma vez que aproveitam o sistema de apps populares como o Messenger. Isso também leva a um custo mínimo, pois o trabalho mais árduo de criar a plataforma de bot já foi realizado.

Os chatbots também funcionam muito como assistentes virtuais. Além das assistentes já conhecidas, como Siri da Apple, Assistente do Google e Cortana da Microsoft, que ajudam os utilizadores com uma variedade de informações e necessidades, existem aplicações de marcas específicas. Estas ajudam os consumidores a fazerem um pedido de comida para entrega, escolherem flores para enviar a alguém, agendarem compromissos na agenda e lembretes, obterem a previsão do tempo, praticarem um novo idioma, entre outros diversos usos.

Num futuro próximo, a tecnologia dos chatbots poderá ter funções que conectem ainda mais o homem e a máquina, misturando a inteligência artificial com a Internet das Coisas. Imagine ter na aplicação de mensagens o contato do seu carro e poder conversar com ele. Saber se ele permanece no local onde foi estacionado ou se houve alguma tentativa de roubo são algumas das possibilidades dessa conexão que parece de ficção científica, mas que está mais perto de acontecer do que nunca.

Esse contato também poderá ser realizado com eletrodomésticos da casa para acionar alguma atividade via conversa pela app de mensagens, por exemplo. Além disso, essa mistura de inteligência artificial e Internet das Coisas poderá ser muito utilizada na indústria para o envio de instruções para máquinas.

Como visto, as possibilidades são inúmeras e emocionantes. Graças aos chatbots, podemos utilizar apenas uma interface para realizar diversas atividades da nossa rotina diária. A área de TI das empresas precisará de se atualizar para acomodar este caminho, mas a mudança tende a ser fácil, já que a criação de uma interface com um chatbot é simples e possui custos reduzidos.

Leia também : Os novos trunfos da IA
Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

2 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

3 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

4 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

4 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

5 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

6 dias ago