China lidera pedidos de patentes

A China encabeça a lista dos países mais inovadores. Em apenas um ano, apresentou um milhão de pedidos de patentes, disse a Organização Internacional de Propriedade Intelectual (Wipo, na sigla em inglês). Foi o primeiro países a conseguir este feito.

O ano de 2015 foi excelente para os inovadores chineses, que apresentaram pedidos de um milhão de patentes,  a maior parte na área de engenharia elétrica, que inclui telecomunicações, seguida por tecnologia da computação e semicondutores e instrumentos de medidas, incluindo tecnologia médica, disse a agência da ONU citada pela agência Reuters.

A maior parte dos 1,01 milhão de pedidos chineses foi para a proteção doméstica de patentes, marcas registadas e design industrial, com apenas 42.154 sendo aplicadas no exterior.

Francis Gurry, diretor-geral da Wipo, numa conferência de imprensa para o lançamento do relatório “Indicadores Globais de Propriedade Intelectual”, disse que é notório o domínio da Ásia como a origem da atividade de registo de propriedades intelectuais. Em números, 62% da atividade global de pedidos de patentes está localizada na Ásia, 55% da atividade global de marcas registadas está na Ásia e 68%. dos pedidos de design estão na Ásia.

Globalmente, cerca de 2,9 milhões de pedidos de patentes foram apresentadas no ano passado, um aumento de 7,8% ante 2014.

Aproximadamente duas em cada três patentes são aprovadas, disse Gurry.