China tem supercomputador mais valioso do mundo

A China mantém o seu primeiro lugar na lista de supercomputadores mais poderosos do mundo. Um sistema chinês revalida agora este título.

Tianhe-2Cinco dos dez supercomputadores mais rápidos são da IBM, mas foi um sistema chinês que ficou novamente em primeiro lugar na lista dos 500 sistemas mais rápidos que é feita de seis em seis meses por estudantes universitários.

O Tianhe-2, sistema vencedor, foi construído no Centro Nacional de Super Computadores da China. O nome deste supercomputador significa “Via Láctea”.

Além do Tianhe-2 e dos cinco supercomputadores da IBM que fazem parte da lista dos dez mais rápidos, encontram-se outros dois na Alemanha, um na Suíça e outro no Japão. Portugal não tem nenhum sistema no Top 500.

O sistema chinês já tinha ganho o primeiro lugar na listagem anterior.

A classificação dos supercomputadores para este Top é feita através do desempenho das máquinas num teste que implica a resolução de um problema matemático, chamado sistema de equações lineares. Mas os computadores na lista não podem ter sido concebidos especificamente para esta resolução e têm de conseguir realizar outras tarefas.

Hans Meuer, da Universidade de Mannheim, lidera a lista que é elaborada por uma equipa de quatro estudantes universitários, sendo compilada duas vezes por ano desde 1993.

Os supercomputadores podem ser usados para diversas finalidades, como para fazer previsões meteorológicas e gerir sistemas financeiros complexos.