Chinesa Tencent já vale mais do que o Facebook

A Tencent tornou-se a primeira empresa chinesa a ser avaliada em mais de 500 mil milhões de dólares e a quinta empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando o Facebook que terá que se contentar com a sexta posição.

Os lucros da empresa que detém o maior portal de serviços de internet da China têm aumentado, muito em virtude da popularidade dos seus jogos para smartphones. A Tencent possui títulos como o Honour of Kings, um jogo de fantasia que tem mais de 80 milhões de utilizadores.

Os resultados também têm sido impulsionandos pela aplicação WeChat, que tem 980 milhões de utilizadores ativos mensais, e pelo Tencent Video, equivalente ao YouTube, que é  já o serviço de transmissão com maior base de assinantes na China.

Esse sucesso ajudou as ações da Tencent a duplicarem o seu valor em 2017, tornando-a a empresa mais valiosa da Ásia. Avaliada em 522 mil milhões de dólares nesta terça-feira, a companhia bateu, assim, o valor de mercado do Facebook que era, ontem, de 519 mil milhões de dólares.  O top 5 é constituído pela Apple, seguida da Alphabet, Microsoft,  Amazon e agora a empresa chinesa.

A Tencent,  cujo CEO é o bilionário chinês Pony Ma, reportou este mês um aumento de 69% no lucro líquido do terceiro trimestre, o que foi melhor do que o esperado e conduziu ao aumento significativo do valor das suas ações.