Cinco passos para alavancar o seu negócio

Tem um negócio de longa data e bem consolidado? Fique a saber que há formas de o levar ainda mais além.

Provavelmente, por melhor que seja o desempenho da sua empresa, está sempre recetivo a novas formas de potenciar o seu crescimento. Se assim é, fique atento a estas sugestões que o blogue Business Vibes elaborou.

1. Procure novos nichos de mercado

A certa altura, vai dar conta de que o seu negócio já cresceu tanto quanto era possível. Mas não é por isso que o deve deixar estagnar. Procure novos nichos de mercado, nos quais possa inovar e manter-se a par dos últimos avanços e tendências, recomenda o blogue.

2. Delegue algumas tarefas

Se tem dificuldades em confiar nos outros, este pode ser um passo difícil de pôr em prática. Mas não o deve ignorar, porque tentar fazer tudo sozinho pode mesmo prejudicar o negócio. Como sublinha o site Inc, citado pelo Business Vibes, aprender a delegar é uma tarefa importante. Pode atribuir certas atividades aos seus empregados ou a outras organizações, evitando sobrecarregar-se. Escolha pessoas em sintonia com a sua forma de trabalhar e encoraje-as a fazer melhor.

3. Tire partido do crowdsourcing

E que tal pedir ajuda a um grupo de pessoas que não conhece para completar uma determinada tarefa? É aquilo a que se chama “crowdsourcing”, um processo pelo qual pode pedir serviços, ideias ou conteúdos a uma comunidade online, e, por vezes, offline. Como denuncia a própria palavra, esta prática envolve “uma multidão” que contribui com ideias e soluções para projetos grandes ou pequenos.

4. Melhore o serviço ao cliente

Já diz o ditado: “o cliente tem sempre razão”. E não é por acaso. Nenhum negócio pode prosperar sem garantir que os seus clientes estão satisfeitos. Para isso, é fundamental assegurar um serviço de apoio ao cliente irrepreensível, respondendo a questões e reclamações de forma rápida e, acima de tudo, profissional. Existe uma boa maneira de melhorar este serviço: utilizar plataforma de registo das chamadas do serviço de atendimento ao cliente. Assim pode voltar a ouvir todas as interações com os clientes para perceber melhor o que desejam. Afinal de contas, são a alma do negócio.

5. Utilize o software de negócios mais recente

O mercado recebe constantemente novos softwares de gestão empresarial. É difícil acompanhar esta renovação infinda, mas diz o Business Vibes  que, se não o fizer, pode acabar na sombra da concorrência. Muitos sistemas tratam de várias tarefas em simultâneo, de forma automática, permitindo que fique com mais tempo livre para se dedicar a questões mais críticas para a empresa.