CIO da Sonae preocupado com emigração de RH

Numa reunião com a vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes,  Artur Loureiro, CIO da Sonae, alertou para a emigração de recursos humanos portugueses, por falta de trabalho. Segundo o administrador do grupo empresarial português, esta é “uma geração que se perde”.

Artur Loureiro (1)“O problema é, de facto, daqueles que merece maior atenção por parte da Comissão e inclusivamente do presidente da mesma, Durão Barroso”, refere a comissária para a Agenda Digital.

O CIO da Sonae foi o representante português no “European CIO of the Year” que teve como objetivo responder a uma questão da vice-presidente da Comissão Europeia: “Que fariam vocês se estivessem no meu lugar?”.

“Os CIO comentaram que apenas quando tomaram conhecimento do conteúdo da Agenda Digital, esta foi vista como algo relevante, fazendo uma chamada de atenção para a Comissão. Para explicar às organizações e aos seus CIO o que a Agenda Digital representa é necessário ainda muito esforço”, refere um comunicado.

Outros dos tópicos abordados na reunião, além do estado da Grande Coligação e da Agenda Digital, foi o Mercado Único Digital, a cloud computing e o licenciamento de software. Neelie Kroes pediu a colaboração da Cionet no desenvolvimento da estratégia europeia para a cloud computing e de um programa de eLeadership.

“A visita a Bruxelas veio provar que o CIO tem um papel cada vez mais fundamental ao nível das organizações e instituições e que estes devem ser envolvidos na tomada de decisões, inclusivamente as políticas”, afirma o comunicado da organização de CIO.