CIO Jacob deixa Target depois de incidente de segurança

A Target anunciou uma vistoria às suas práticas de segurança de informação e a demissão da sua diretora de informação, numa tentativa de reavivar a confiança dos seus consumidores e investidores na sequência da massiva fuga de dados que ocorreu no final do ano passado.

Beth Jacob Target

A CIO Beth Jacob é a primeira executiva de alto nível a abandonar a empresa depois da quebra de segurança, que resultou no roubo de cerca de 40 milhões de informações referentes a cartões de crédito e de débito e outros 70 milhões de registos de dados dos clientes.

Diretora de informação desde 2008, Jacob será substituída por uma contratação externa, de acordo com declarações disponibilizadas pela Target à Reuters.

“Esta é uma decisão que deveria ter sido tomada pelo diretor executivo a um de janeiro, e não originada pela demissão de um funcionário que ignorou uma falha crucial no modelo em funcionamento”, declarou o CEO da Belus Capital Adviser, Brian Sozzi.

O diretor executivo da Target, Gregg Steinhafel, avançou que a empresa iria relevar o cargo de diretor de segurança da informação de forma a reforçar a segurança dos dados e dos sistemas.

Steinhafel acrescentou ainda que a Target seria aconselhada pela consultora de segurança Promontory Finacial Group durante todo o processo de avaliação da sua tecnologia, estrutura e pessoal.

Heather Bearfield, da Marcum LLP, disse à Reuters que acredita que esta seja uma medida eficaz, e necessária, para que a Target consiga recuperar a confiança do seu público, tanto consumidores como investidores, e que revela que a empresa está empenhada em reformar os seus sistemas de segurança, reforçando, deste modo, o seu compromisso para com os seus clientes e parceiros.