CIONET promove solução inovadora na área da saúde

A CIONET, juntamente com a Fundação Calouste Gulbenkian e a SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), vai realizar o evento IT Healthcare, que terá lugar dia 29 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Os progressos da tecnologia têm desempenhado um papel crucial na melhoria dos cuidados de saúde, com resultados na exatidão do diagnóstico e contribuição para o aumento da qualidade de vida do cidadão. Neste sentido, esta ação centra-se no setor da saúde e na forma como a tecnologia tem representado o papel principal nas entidades do setor e de como poderá contribuir para uma experiência mais positiva para o utente.

A iniciativa abordará questões relacionadas com a inovação na saúde, o que está a ser feito em Portugal, bem como internacionalmente, e como é que a experiência do utente pode contribuir para o desenvolvimento de soluções de saúde.

O alinhamento progressivo da comunidade médica e das organizações com as tendências tecnológicas na saúde poderá traduzir-se na utilização de novos canais de relacionamento eletrónico, como fóruns de discussão, partilha de conhecimento, comunicação direta médico/doente, entre outras. O modelo de connected health surge, deste modo, como um sistema tecnológico que permite disponibilizar cuidados de saúde de forma remota, sem ser necessariamente um technology geek/pro.

Em comunicado, Rui Serapicos, sócio-gerente da CIONET, salienta que “quanto mais soluções inovadoras forem conhecidas e difundidas melhor será para todos os profissionais da saúde e utentes do ecossistema de saúde português”.