Categories: EmpresasNegócios

Cisco adquire Whiptail

A Cisco concordou pagar 415 milhões de dólares (cerca de 312 milhões de euros) em dinheiro pela aquisição da Whiptail, uma empresa que faz software para gerir “flash storage” em nuvem.

É um dos primeiros passos que a Cisco, conhecida empresa de networking, faz no que a armazenamento diz respeito mas a compra pode aumentar a tensão entre a Cisco e um importante parceiro: a EMC.

No último ano, a VMware, que é, na sua maioria, da EMC, pagou 1,26 mil milhões de dólares pela Nicira, uma empresa de networking da nova geração. O negócio colocou a EMC e a Cisco uma contra outra, uma vez que não só reduziu a necessidade por parte da EMC em relação aos produtos da Cisco, como também colocou as duas empresas em competição direta para vender equipamento aos seus clientes.

Ao comprar a Whiptail, a Cisco pôs “mais achas na fogueira”. A Whiptail faz software que permite aos clientes corporate gerirem facilmente grandes quantidades de “flash storage” em nuvem, uma área que a EMC se tem, tradicionalmente, destacado.

Paul Perez, general manager da Cisco Computing Systems Product Group, disse em comunicado que estão focados “em fornecer uma infraestrutura convergente incluindo computadores remotos, network e solid state de alta performance que vão ajudar nos requerimentos dos clientes para a nova geração de «computing environments»”.

Já Hilton Romanski, “Head of Mergers and Acquisitions” para a Cisco, afirma que o negócio não é uma forma para tomar a EMC. “Não temos intenção de entrar no mercado de storage”.

O negócio da Whiptail é o 12º este ano para a Cisco e, de acordo com a Dealogic, representa um custo total em aquisições de mais de 4 mil milhões de dólares, algo como 3 mil milhões de euros, só este ano. Nos últimos cinco anos, a Cisco gastou mais de 18 mil milhões de euros em 70 negócios.

Rui Damião

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago