Categories: EmpresasNegócios

Cisco quer investir mais de 10 mil milhões na China

O investimento da Cisco é facilmente justificado quando se sabe que o governo chinês, que se desenha com linhas do protecionismo, procura fomentar o crescimento das empresas locais e torpedear as tecnológicas, preferencialmente as originárias do norte americano, com investigações alicerçadas em alegações de práticas monopolistas. Para que as empresas forasteiras consigam capitalizar o maior um dos maiores mercados tecnológicos do mundo, têm de investir generosamente na economia local e estarem dispostas a tornar as suas operações o mais transparente possível.

A “muralha tecnológica” da China foi reforçada depois das revelações do delator Edward Snowden, que trouxe à luz do dia as operações ocultas de ciberespionagem levadas a cabo pela infame Agência de Segurança Nacional (NSA). A partir de então, as relações entre Pequim e Washington têm sido sujeitas a enorme pressão, bem como a desconfianças e acusações mútuas de espionagem digital.

No mercado chinês das redes, a Cisco tem vindo a perder quota de mercado para a Huawei e para a ZTE, tendo já anunciado a sua disposição para firmar parcerias com empresas locais, como forma de cair nas boas graças das autoridades reguladoras.

A Bloomberg diz que apesar de ser um investimento expressivamente avultado, dez mil milhões de dólares poderão não surtir os efeitos pretendidos e não resultar no crescimento do negócio da Cisco na China.

O acordo foi traçado com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, a mesma entidade que, em fevereiro deste ano, deixou a fabricante de processadores Qualcomm 975 milhões de dólares mais pobre, depois de ter aplicado uma multa resultante de uma investigação antitrust.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago