Cisco Umbrella bloqueia ameaças de cibersegurança durante o Pixels Camp

A empresa tecnológica ficou responsável pela cibersegurança do evento tecnológico Pixels Camp. De acordo com o comunicado de imprensa, o programa Cisco-Umbrella conseguiu evitar que os programadores que participaram no evento fossem atacados com malware.

A plataforma de segurança na cloud Cisco Umbrella (OpenDNS) foi a solução utilizada para proteger as atividades de desenvolvimento, workshops e Tech Talks do Pixels Camp, um dos eventos de tecnologia e inovação organizado em Portugal pela incubadora Bright Pixel entre os dias 6 e 8 de outubro de 2016.

Durante os três dias do evento, que contou com cerca de 1000 programadores, registaram-se mais de 8 milhões de pedidos de Domain Name System (DNS) dos quais 748 eram malware e 295 phishing. De acordo com o comunicado de imprensa, a plataforma Umbrella foi capaz de bloquear “três das mais perigosas ameaças de cibersegurança” a operar a nível mundial: 6 ataques dos malwares Angler e Darkleech, bem como 24 ataques do esquema de ransomware Locky.

“O Pixels Camp foi um excelente exemplo de como a inteligência, a visibilidade global e o controlo da informação são fatores chave para a cibersegurança na nova era digital, agindo contra a rapidez e complexidade dos ataques. As organizações necessitam cada vez mais de segurança que se estenda da rede aos terminais e da Cloud até qualquer ponto que as operações da organização alcancem, e isso só será possível com uma estratégia de segurança integrada que inclua ferramentas que garantam o controlo de todas as frentes num cada vez mais curto espaço de tempo”, sublinha Rui Brás Fernandes, CTO da Cisco Portugal.

Segundo a empresa, a plataforma Cisco Umbrella (OpenDNS) protege os sistemas e dados em qualquer porto ou protocolo, tanto para conexões DNS como para conexões IP-iniciadas. A solução foi desenvolvida pela OpenDNS e proporciona proteção face a ameaças avançadas para qualquer dispositivo em qualquer momento e lugar através de segurança de rede desde a cloud e soluções de inteligência que se apoiam numa visibilidade global da Internet. 

O DNS é uma componente central a qualquer solução de acesso à Internet. Instalado de uma forma não intrusiva no Pixels Camp, o uso dos DNS da Umbrella/OpenDNS permitiu perspectivar o tráfego de todos os dispositivos de uma forma transparente para o utilizador e/ou dispositivo – incluindo a categoria Internet of Things (IoT). Esta componente permitiu também  a monitorização de dados, atualização do software de uma televisão inteligente ou atualização da temperatura para as leituras de um termostato ecológico.