ClimateLaunchpad vai premiar ideias portuguesas de cleantech

A final nacional do ClimateLaunchpad, competição internacional de inovação com benefícios climáticos, acontece dia 22 de junho, no Auditório do Edifício Central do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Em Portugal, a competição, que é organizada pelo UPTEC e pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), vai selecionar três ideias de cleantech que vão receber acesso direto à Escola de Startups do UPTEC, horas de apoio jurídico da Telles de Abreu Advogados e presença com um stand na Porto Water Innovation Week.   

As equipas concorrentes são a Roofsolar, a Pavnext, a FuelSave, a Mater Dynamics, a Bandora e a WeStoreOnTex, que vão levar ideias desde um pavimento rodoviário que recolhe energia cinética de um veículo até um tecido que carrega baterias.

Os vencedores vão representar Portugal na final europeia, em Chipre, nos dias 17 e 18 de outubro. A competição, que vai atribuir 10 mil euros ao primeiro classificado e 5000 e 2500 euros ao segundo e terceiro, respetivamente, recebeu, em 2016, cerca de 700 candidaturas de 30 países.

As inscrições para assistir ao evento da final portuguesa são gratuitas e podem ser realizadas aqui.