Colt assegura serviços de rede do Berlinale

São 200 kms de fibra ótica que garantem que mais de 300.000 participantes reunidos em 19 salas espalhadas pela cidade de Berlim podem visionar em perfeitas condições mais de 2.000 filmes oriundos de todo o mundo.

A Colt Technology Services é de novo o Digital Cinema Partner da Berlinale, o 74 º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) que acontece entre 15 a 25 de fevereiro.

Com mais de 300.000 participantes reunidos em 19 salas espalhadas pela cidade de Berlim, a Berlinale é o maior festival de cinema do mundo e ao longo de 10 dias são exibidos mais de 2.000 filmes neste evento.

A transformação digital é uma realidade que já está enraizada no festival. A maioria dos filmes são agora geridos, armazenados e distribuídos de forma digital, em parte graças à rede da Colt.

Esta rede, interligada com o hub seguro da empresa e os servidores do festival, forma o coração digital da Berlinale, assegurando que todos os que participam no festival têm uma experiência cinematográfica “perfeita e extraordinária”.

Desde 2009, que a Colt se tornou num dos principais parceiros da Berlinale, fornecendo uma gama completa de serviços que apoiam toda a infraestrutura tecnológica do festival.

Da transmissão de dados com elevada qualidade, ao acesso contínuo à Internet, a intervenção da Colt “tem sido fundamental para garantir uma experiência perfeita e memorável para todos os visitantes internacionais deste emblemático evento”.

Além de assegurar a evolução tecnológica do festival, a Colt também tem vindo a implementar diversas inovações na sua própria rede de fibra na Berlinale, como por exemplo a cribptografia quântica.

Assim sendo, a Colt fornece 200 Kms de fibra ótica ao festival que, na Potsdamer Platz, está ligado ao nó de rede da Colt com duas linhas de 10 Gbit/s.

Os principais locais do festival estão conectados ao nó da rede através de uma rede em forma de estrela com linhas de 10 Gbit/s e 1 Gbit/s e a rede processa cerca de 1 petabyte de dados durante a Berlinale;

A rede também será usada para transmitir ao vivo para outros locais a gala de abertura e a cerimónia de entrega dos prémios Honorary Bear e dos Ursos de Ouro e os estúdios cinematográficos podem carregar os seus filmes diretamente nos servidores da Berlinale através de uma ligação à Internet de 10 gigabits.

“A nossa tecnologia desempenha um papel crucial ao proporcionar aos realizadores e aos cinéfilos de todo o mundo uma experiência extraordinária na Berlinale, indo muito além do simples fornecimento das ligações de rede. Na verdade, implica um compromisso partilhado de oferecer uma experiência excecional ao cliente, uma atitude de serviço proativa e um nível de confiança inabaláveis no conhecimento e na experiência dos nossos parceiros”, declarou Stephan Wanke, regional sales director Central & Eastern Europe da Colt Technology Services.

Por seu turno, Mariette Rissenbeek, Managing Director do Festival Internacional de Cinema de Berlim, referiu: “O apoio inabalável e a tecnologia de ponta que a Colt oferece têm sido determinantes para transformar a Berlinale numa “maravilha digital”, transformando-a numa referência de inovação no panorama dos festivais de cinema contemporâneos. Estamos profundamente gratos por esta firme e duradoura parceria.”