Comcast tem resultado trimestral dentro das expectativas dos investidores

A Comcast, maior operadora de TV a cabo dos Estados Unidos, divulgou os resultados de um segundo trimestre com performance bastante próxima do esperado pelas estimativas do mercado.

Os negócios da divisão de banda larga e também do grupo de mídia NBC Universal têm demonstrado amplo crescimento, e dessa forma amortecem a queda nas assinaturas dos serviços de TV por assinatura.

O conglomerado que também é a maior provedora de internet de alta velocidade em território norte-americano informou na última semana que sua receita total cresceu 11,3% para 18,74 mil milhões de dólares no segundo trimestre. Analistas especializados no mercado de mídia e telecomunicações, previam receita de 18,14 mil milhões, de acordo com o instituto Thomson Reuters I/B/E/S.

O resultado líquido atribuído à empresa cresceu 7,3% sobre um ano antes, com receitas de 2,14 mil milhões, ou 0,84 dólares por ação. O lucro foi 10% maior comparado ao último ano, após excluir itens como investimentos e itens relacionados à aquisições, também em linha com as estimativas mensuradas por Wall Street.

A empresa perdeu 8 mil assinantes de vídeo no último trimestre e reinou também nas perdas de assinantes durante o segundo trimestre comparado ao ano anterior, com 69 mil assinaturas canceladas de abril até junho. O resultado, no entanto, ainda é um menor que os 144 mil usuários que deixaram a empresa no péssimo ano de 2013.

Dentro do serviço de internet de alta velocidade, as adições de clientes caíram cerca de 12%, com 180 mil novas ativações durante o período, mas ainda assim a receita da divisão cresceu cerca de 10%, ao alcançar os 3,1 mil milhões de dólares.

Já na NBCUniversal a receita teve alta de 20,2%, para 7,23 mil milhões de dólares. Nos estúdios de cinema, a receita cresceu 93%, para 2,3 mil milhões, impulsionada por seus sucessos de verão “Velozes e Furiosos 7” e a terceira maior bilheteira da história do cinema, “Jurassic World”.

A obra lançada no início de junho é um reboot do clássico Jurassic Park de 1993, criado por Michael Crichton e dirigido por Steven Spielberg. A sua faturação de 1,541 mil milhões de dólares fica atrás somente do vice-líder da lista, Avatar, com 2,186 mil milhões e o número um, Titanic, que faturou 2,787 mil milhões.

A divisão de mídia da Comcast Corporation inclui os canais NBC, MSNBC, CNBC, NBC News, NBC Sports, The Weather Channel, Telemundo; as produtoras Telemundo Studio, Focus Features e o gigante Universal Pictures, este último que também dá nome ao complexo homônimo Universal Parks & Resorts, com dois parques temáticos e um conjunto de hoteleiro, sediado na cidade turística de Orlando, no estado da Flórida (EUA).

*Amauri Vargas é jornalista da BIT no Brasil