Começa hoje a semana da programação da UMinho

“Code Week” inclui workshops, criação de aplicações, exposição retro, visitas, jogos antigos e formação para os mais novos.

O Departamento de Informática da Universidade do Minho, em Braga, recebe de hoje 16 até  sábado 21  de outubro a “Code Week”, trata-se de  uma semana aberta sobre programação e cultura “hacker”. Este evento inclui palestras, workshops, mostra de equipamentos clássicos, formação para os mais jovens, possibilidade de visitar e trabalhar no Departamento, jogos em máquinas antigas, torneio online e música. A iniciativa do Centro de Estudantes de Engenharia Informática da UMinho (CeSIUM) quer afirmar a interação entre a academia e o público, reforçar competências digitais e fomentar o proveito da tecnologia e inovação.

Ao longo da semana há para ver uma espécie de museu dos anos 80 e 90 com computadores, videojogos e materiais dos primórdios da programação. Também se pode seguir as eliminatórias do jogo de cartas estratégico “Hearthstone”, um sucesso mundial e com prémios para os melhores. As palestras diárias vão abordar, à vez, a cibersegurança, as linguagens Shell, JavaScript e HTML/CSS, a criação de extensões de browsers e, ainda, as carreiras profissionais na informática. Há igualmente uma sessão de estudo para universitários e outra para ensinar programação a jovens dos 7 aos 17 anos, designada “CoderDojo”. O portal oficial é codeweek.cesium.di.uminho.pt.

A “Code Week” é celebrada anualmente na Europa, tendo em 2016 envolvido um milhão de pessoas, número que deverá ser superado em 2018, face ao aumento de iniciativas em vários países e do interesse crescente do público. Em Portugal, a edição 2017 tem mais de 70 eventos.