Comic Con de Silicon Valley bateu recorde de participação

A primeira edição da Comic Con em Silicon Valley foi a mais concorrida de sempre no norte da Califórnia, com 60 mil participantes. Decorreu em São José e foi organizada pelo co-fundador da Apple, Steve Wozniak.

O evento teve um formato único em relação às outras convenções, visto ser uma Comic Con em Silicon Valley – juntou painéis de cultura pop com inteligência artificial, viagens a Marte e realidade virtual.

“Não podíamos estar mais satisfeitos com os resultados da primeira Comic Con de Silicon Valley”, disse Wozniak, “desde os fãs passionais às exposições e debates.” A versão 2.0, em 2017, “será ainda melhor”, prometeu.

O próprio Wozniak foi uma das estrelas do evento, com a revelação da sua figura de cera para o Madame Tussauds de São Francisco e um painel com o fundador da Oculus, Palmer Luckey, onde falou sobre realidade virtual e comentou o caso Apple contra FBI. Também apareceu de forma inesperada na noite inaugural, participando numa conversa inesperada com o ator Wiliam Shatner (Star Trek).

Outros painéis interessantes foram o “Let’s Go to Mars!”, com o autor de “Perdido em Marte”,  Andy Weir, o cientista da NASA Chris McKay e Adam Savage, apresentador de “MythBusters”; e o “Superbabies vs A.I.”, com o diretor dos laboratórios Google X Astro Teller e a investigadora médica Danielle Teller.

Stan Lee, o lendário criador de heróis como Homem-Aranha e co-fundador da Marvel, teve uma das sessões mais entusiastas, com dezenas de perguntas de fãs e casa cheia. Os argumentistas da série “Big Bang Theory” falaram dos episódios da vida real que foram transpostos para a série, numa sessão que tinha Wozniak sentado na fila da frente.

O painel que reuniu o elenco original de “Regresso ao Futuro”, Michael J. Fox, Christopher Lloyd e Lea Thompson também foi dos mais concorridos.

No espaço de exposição não cabia mais um único stand. Algumas empresas aproveitaram para lançar produtos, como a linha de subscrição Loot Crate DX da Loot Crate, o estúdio de crowdfunding da Legion M, ou a Yaksee, uma plataforma móvel de transmissão. Havia ainda uma zona de experimentação de realidade virtual e figuras de cera ligadas a Silicon Valley, notoriamente Steve Jobs e Mark Zuckerberg.