Relatório Anual de Segurança da Cisco revela dados preocupantes

No Relatório Anual de Segurança, a Cisco revela um défice mundial de cerca de um milhão de profissionais na segurança das Tecnologias da Informação que em 2013 fez com que os cibercriminosos superassem de forma alarmante a capacidade de resposta dos departamentos de TI mundiais. 

Searching for virus

O relatório da Cisco mostra que o panorama da tecnologia na atualidade mudou drasticamente no que diz respeito a ataques individuais com prejuízos limitados, já que as operações de cibercrime organizado são cada vez mais sofisticadas e capazes de causar consequências significativas às grandes empresas mundiais.

Num ano em que a escassez de profissionais de segurança informática qualificados teve um grande impacto na capacidade de monitorização das empresas relativamente às redes em 2013, ano em que as vulnerabilidades e ameaças a nível global atingiram os seus mais altos níveis desde 2000.  Para combater esta falta de segurança, a Cisco destaca no relatório a importância de encontrar formas de anular estas ameaças que cada vez mais reduzem a confiança dos utilizadores na segurança online de sistemas, aplicações e redes pessoais.

Segundo a Cisco, há neste momento também novas classes de dispositivos e novas arquiteturas de infraestrutura que cada vez oferecem mais aos cibercriminosos novas oportunidades para explorarem estruturas ativas ou passivas que estejam mal protegidas.

A Cisco é uma empresa norte-americana que conta com 54 mil empregados em todo o mundo. A atividade principal é oferecer soluções para redes e comunicações quer seja na fabricação e venda, quer seja na prestação de serviços de tecnologia.