Como obter licença gratuita do Windows 10

O novo sistema operativo da Windows que, inicialmente, foi pensado para ser usado gratuitamente, é agora limitado a condições específicas. A Microsoft esclarece que é possível adquirir o licenciamento gratuito do sistema, desde que o utilizador se ofereça, permanente, para testar o programa e dar o seu feedback.

Esta estratégia permite o acesso às versões mais recentes lançadas pelos principais softwares da empresa e possibilita, também, que a pessoa continue a usufruir do sistema mesmo após a fase de experimentação.

O método desenvolvido pela Microsoft surge como forma de agradecimento a todos aqueles que se comprometem a testar o sistema e que, através do seu contributo, ajudam a resolver eventuais problemas que possam existir. Adicionalmente, esta tática pretende que, até mesmo os utilizadores ilegais passem a ter uma versão registada.

Em casos de desistência do programa é atribuído ao utilizador uma data limite para que este prossiga com o acesso ao programa, pelo que depois pode optar por comprar a licença do Windows 10 ou voltar às versões anteriores.

Para que possam ser realizadas novas atualizações do Windows 10, é importante que os computadores desktop e portáteis tenham determinadas especificações, nomeadamente, ferramentas que identifiquem quais os programas que podem ser migrados para a nova versão do sistema operativo, sem que se verifiquem situações de incompatibilidade.

Os utilizadores das versões Windows 7 e 8.1 permanecem com atualizações gratuitas durante o primeiro ano, tendo posteriormente de efetuar a comprar licenciada do programa ou regressar a outros sistemas mais antigos.

As condições de acesso à licença passam por instalar a versão do Windows 10 (build 10130), utilizando o endereço eletrónico registado previamente na conta da Microsoft e usado para participar no programa Windows 10 Insider Preview.

Está previsto que a versão experimental do Windows 10 chegue ao mercado dia 29 de julho.