Competição de Data Science procura soluções para cidades sustentáveis

NOS, LTPLabs e Porto Business School promovem a 3ª edição da Eurekathon,, utilizando fontes de dados para encontrar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

A NOS, a LTPLabs e a Porto Business School estão a promover a 3ª edição da Eurekathon – uma maratona de geração de ideias, que desafia estudantes e profissionais das áreas de Engenharia e Ciências, Business Analytics e Data Science a encontrar soluções inovadoras que respondam a problemas reais, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O ideia é que os projetos arquitetados pelos participantes contribuam diretamente para o desenvolvimento da sociedade, e lhes permitam reforçar competências críticas no novo paradigma da digitalização.

O tema da edição deste ano da Eurekathon é “Challenging Data for Sustainable Cities” sendo que se pede aos participantes que façam uma minuciosa análise dos dados disponíveis para, depois, apresentarem soluções de otimização dos espaços urbanos de modo a promover cidades mais inteligentes e mais sustentáveis.

Segundo a ONU, hoje, cerca de 55% da população mundial vive em áreas urbanas e a expectativa é de que aumente para 75% até 2050.

As cidades são o palco de transformação, onde a mobilidade, a eficiência na gestão de recursos, a acessibilidade e a representatividade constituem desafios acrescidos, mas são também motores de desenvolvimento.

A competição vai decorrer virtualmente entre os dias 12 e 14 novembro, através de uma plataforma especialmente desenvolvida para o evento.

Com base no impacto potencial, na inovação e na profundidade analítica, vão ser premiadas três equipas e os resultados dos seus projetos serão partilhados e discutidos com a Câmara Municipal de Matosinhos.