Competição japonesa pode afetar estimativas da NTT Docomo

A NTT Docomo, a maior operadora wireless do Japão, declarou que uma batalha de preços com outras operadoras e descontos nos mais recentes iPhones poderão ter como consequência o incumprimento das suas estimativas para o ano de 2014, depois de ter adquirido dispositivos da Apple para atrair clientes.

ntt docomo

A redução dos subsídios dos telemóveis, disse o diretor financeiro da NTT Docomo, Kazuto Tsubouchi, faria com que a concorrência ficasse em vantagem visto que os consumidores cada vez mais procuram o melhor negócio no que diz respeito a estes aparelhos.

A NTT Docomo adquiriu o iPhone 5s e o 5c em setembro para competir com a SoftBank e a KDDI por subscritores entre uma população nipónica envelhecida. Esta decisão resultou na aquisição do maior número de utilizadores em dezembro, o que se constituiu como a primeira vez em que a empresa liderou as aquisições mensais entre as operadoras wireless desde 2011, altura em que as empresas rivais começaram a ripostar com novos descontos nos seus dispositivos.

Hitoshi Hayakawa, analista na Credit Suisse Group, disse que registou-se, e continua a registar-se, um aumento na agressividade competitiva nos últimos dois meses. “A severa batalha de marketing continuará a existir enquanto a operadoras oferecerem descontos”.

As ações da NTT Docomo subiram 0,2 por cento para cerca de 16,42 dólares no fecho das negociações em Tóquio. A SoftBank aumentou 0,9 por cento, ao passo que a KDDI registou um decréscimo de 0,6 por cento.