Compta e NOVA IMS fazem parceria na área de Smart Cities

As entidades assinaram um protocolo de cooperação focado no desenvolvimento conjunto de áreas tecnológicas emergentes, nomeadamente concretização e desenvolvimento de iniciativas de Cidades e Regiões Inteligentes, Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT). 

Segundo o Grupo Compta e a NOVA IMS estão planeadas diversas iniciativas conjuntas, com enfoque na partilha de conhecimentos, trabalhos de formação avançadas, projetos de investigação e desenvolvimento, atividades de transferência de conhecimento e eventos de divulgação e sensibilização.

“Ocupamos estrategicamente uma posição de destaque nas áreas das Cidades Inteligentes, Indústria 4.0 e tecnologias IoT. Tem sido uma aposta com sucesso que conta já com diversos projetos implementados onde utilizamos tecnologia inovadora desenvolvida no seio do Grupo”, indicou, em comunicado, Jorge Delgado, CEO do Grupo Compta.

“A proximidade com o meio cientifico e a perspetiva de colaboração mais estreita, com uma entidade como a NOVA, é para nós mais uma garantia que continuaremos a oferecer ao mercado soluções inovadoras e perfeitamente alinhadas com as necessidades do mercado” e que “permitirá o fortalecimento e novos estímulos à investigação científica e tecnológica do Grupo”, acrescentou o executivo.

A NOVA IMS desenvolve estudos avançados promovendo a inteligência urbana na construção das Cidades Inteligentes, capazes de responder de forma integrada e em tempo real aos diferentes desafios urbanos.

De acordo com Pedro Simões Coelho, Diretor da NOVA IMS, a instituição está “a estabelecer mais uma ligação pioneira em Portugal. Esta parceria coloca o conhecimento da nossa escola ao serviço da sociedade uma vez que ficamos mais próximos da responder aos desafios que hoje as áreas urbanas e os territórios enfrentam no que toca ao planeamento e gestão de serviços e infra-estruturas, bem como ao combate às alterações climáticas, visando assegurar o bem estar e a qualidade de vida de quem vive, trabalha ou visita as cidades, tirando partido dos mais recentes tecnologias de informação e comunicação em paralelo com a exploração das mais avançadas capacidades analíticas disponíveis que investigamos e ensinamos na NOVA Information Management School”.

O acordo é “uma importante ponte entre a indústria, o mercado e a academia” indica aidna o responsável da universidade.

De referir que as soluções IoT do Grupo Compta, especialmente talhadas para serem utilizadas ao serviços das Cidades Inteligentes e Indústria 4.0, estão já implementadas em várias cidades e empresas tendo mais de 250 mil pontos de dados ligados aos seus módulos de serviço.