Concurso de inovação dedicado à qualidade de vida vai passar em Lisboa

O campus de inovação internacional, thecamp, lançou o primeiro concurso europeu para startups dedicado à qualidade de vida. O Spark Life Contest tem como objetivo a apresentação de produtos tecnológicos inovadores que possam melhorar e transformar a vida quotidiana.

O concurso está aberto a todas as startups europeias que tenham desenvolvido um protótipo e uma referência de mercado e a primeira fase de candidaturas irá consistir num tour europeu de lançamento, que irá decorrer até meados de maio. Em Lisboa, o tour passará no dia 2 de maio, e terá lugar no Second Home Lisboa, no Mercado de Ribeira. Após este período, seguem-se as fases de seleção da qual sairão 10 finalistas.

Posteriormente, o thecamp e os parceiros fundadores da iniciativa – AccorHotels, Village by CA, SNCF Gares & Connexions, Sodexo e Steelcase – irão selecionar os 5 projetos mais promissores a nível europeu. Os vencedores serão anunciados a 17 de outubro de 2017.

O Spark Life Contest quer encontrar os serviços e as tecnologias mais inovadoras em três grandes categorias:

– Saúde e bem-estar: para todas as startups que contribuem para o bem-estar, melhorando a saúde física (corpo, Foodtech, gastronomia conceitual), emocional (revitalização, rejuvenescimento) ou intelectual.

– Espaços e ambiente: para todas as startups que criam soluções e serviços para edifícios e escritórios inteligentes ou que inventam novas formas de conhecer, partilhar, trabalhar e dormir.

– Interação social: para todas as startups que promovem a interação humana, o fortalecimento das relações interpessoais ou que incentivam a cooperação.

As startups vencedoras terão a oportunidade de participar no programa Acceleration do thecamp,  campus dedicado a tecnologias emergentes, com abertura agendada para o outono de 2017, em Aix-en-Provence (França). A aceleração da startup ocorrerá no mês de novembro deste ano.

Além disso, os parceiros irão oferecer às startups vencedoras um contrato “Prova de Conceito” para as orientar durante as fases de experimentação e de estudos de mercado para os seus projetos. 

Todas as informações sobre o concurso e o processo de candidatura estão disponíveis aqui.