Conexões globais de LTE chegam aos 2 mil milhões

A 5G Americas, a associação setorial e a voz da 5G e LTE para as Américas, anunciou que existem 2 mil milhões de conexões LTE no mundo. Os dados são de fevereiro de 2017.

“Durante a edição de 2017 do Mobile World Congress, na cidade de Barcelona, a 5G continuou a  mostrar o seu desempenho inédito e muito potencial em todas as áreas. Ao mesmo tempo, o rápido crescimento do número de clientes LTE revela que clientes do mundo inteiro querem a evolução da LTE para a LTE-Advanced”, disse Chris Pearson, Presidente da 5G Americas.

Na América do Norte, as assinaturas LTE registaram 298 milhões de conexões  tendo a maior cobertura e participação de mercado LTE no mundo. A taxa de penetração é de 83% e só pode ser comparada com a Europa Ocidental, a segunda região no ranking, com 47%. A taxa penetração da LTE na América do Norte deve passar 100% em 2018.

Nesta região, a LTE deve atingir 452 milhões de conexões até o final de 2020 (incluindo M2M), sendo que deverão existir 11 milhões de conexões 5G em 2021, ou seja, praticamente 44% de todas as conexões 5G no mundo.

“No mundo inteiro, o número de assinaturas LTE cresceu 74% entre o final de 2015 e o final de 2016. Em comparação, no mercado maduro da América do Norte onde a LTE foi uma das principais tecnologias logo depois de seu lançamento, o número de assinaturas cresceu muito menos, apenas 26%, por que o mercado é muito mais maduro e a taxa de penetração de tecnologia é muito maior”, explicou Kristin Paulin, Analista Sénior da Ovum.

Globalmente, as conexões LTE devem atingir o marco de 4,7 mil milhões até o final de 2021 (incluindo M2M).