Consórcio fornece infraesturura de comunicações para Myanmar

Um consórcio de empresas constituído pela Sumitomo Corporation, NEC Corporation e NTT Communications construíram uma infraestrutura de comunicações para Myanmar que melhora a conetividade da Internet e contribui para um maior desenvolvimento económico.

MyanmarO consórcio está a prestar apoio operacional à infraestrutura até meados de janeiro de 2014, data em que está prevista a finalização do projeto.

A construção da infraestrutura de comunicações decorreu no âmbito de um acordo celebrado em maio de 2013 entre o consórcio e o Ministério das Comunicações e Tecnologias de Informação de Myanmar com o objetivo de apoiar o país no seu plano de melhoria da rede de comunicações de emergência. O plano tira partido de uma verba de 1,71 mil milhões de ienes (cerca de 12 milhões de euros) para Ajuda Oficial ao Desenvolvimento, concebido pelo Governo de Myanmar pela Agência de Cooperação Internacional do Japão, uma organização administrativa independente.

O desenvolvimento desta rede tem por objetivo a melhoria da infraestrutura de comunicações de Myanmar, colocando-a a um nível que rivaliza com o das infraestruturas de outros mercados mais desenvolvidos, bem como a promoção da revitalização económica e a melhoria de qualidade de vida no dia-a-dia dos habitantes. A infraestrutura contribuiu para apoiar as comunicações durante a 27ª edição dos Southeast Asian Games, que decorreram no país em dezembro de 2013.

A infraestrutura de comunicações tem como principais recursos alta velocidade e alta capacidade de rede core de transmissão ótica, comunicações LTE, telefone fixo e redes de transmissão ótica com capacidade para transmissões de Internet a 10 Gbps, implementação de 50 estações base de LTE e infraestrutura que suporta a utilização simultânea de serviços por parte de aproximadamente 40 mil subscritores.