Construtores e fornecedores formam aliança global 5G para carros conectados e autónomos

A Audi, BMW, Daimler, Ericsson, Huawei, Intel, Nokia e Qualcomm uniram-se para formar a 5G Automotive Association. A associação pretende desenvolver e impulsionar ofertas de transporte conectado e autónomo.

As fabricantes de automóveis Audi, BMW e Daimler e os fornecedores Ericsson, Huawei, Intel, Nokia e Qualcomm uniram-se para impulsionar a o desenvolvimento de soluções de conectividade para automóveis, transportes públicos inteligentes, carros autónomos e oferta universal de serviços integrada nas cidades inteligentes. Estas empresas formaram a 5G Automotive Association e juntos farão testes e definirão padronizações para acelerar a disponibilidade comercial das soluções para o mercado global.

Em nota, as empresas destacam que a evolução das atuais redes móveis de telecomunicações deverão “lidar com um volume de dados muito maior, conectar muito mais dispositivos, reduzir a latência significativamente e trazer novos níveis de fiabilidade”. A tecnologia de 5G poderá suportar melhor comunicações de missão crítica exigidas para garantir a segurança nas ruas e estradas num cenário de comunicações do que se designa de Cellular Vehicle-to-everything (C-V2X).

Entre as metas da 5G Automotive Association estão o desenvolvimento técnico e implementação de frameworks; suporte à padronização, processos de certificação e questões regulatórias; desenvolvimento conjunto de projetos-piloto; além da definição de questões técnicas para a comunicação C-V2X em relação à conectividade, autenticação e arquitetura distribuída na nuvem.

De maneira geral, os executivos das empresas fundadoras da aliança destacaram a importância de uma colaboração entre as indústrias automóvel e de TIC para o sucesso da tecnologia 5G. Enquanto o chefe de desenvolvimento de infotainment da Audi, Alfons Pfaller, destaca que “os carros conectados moldarão o futuro da mobilidade individual”, o diretor de digital vehicle & mobility da Daimler, Sajjad Khan, ressalta que os “carros conectados vão permitir oferecer serviços aos nossos clientes, tanto dentro quanto fora dos veículos, para facilitar tarefas do dia-a-dia, com mais conforto e segurança, criando assim mais valor agregado”.

Além de estar aberta a receber novos membros, a associação promete ainda cooperar com iniciativas nacionais e regionais, como o European Connected & Automated Driving Pre-Deployment Project.